MVS,
Vir para aqui colocar link's e depois afirmar apenas o que interessa, não faz parte do meu carácter.
A minha visão pode ser "muito limitada", conforme também afirmaste, mas pelo menos vejo as coisas sem interesses comerciais.
A tua tentativa de fazer colar empresas a tipos de químicas de baterias é ridicula
Não sei a que te referes, pois eu não citei nomes de empresas, estava a referir todos os fabricante em geral incluindo os da grande China. E te garanto que a maior parte das viaturas que andam nas nossas estradas não são das empresas que referiste, portanto o meu desabafo seria para todos os que comercializam viaturas com baterias de chumbo (as do ditos 500 a 600€, que agora já podem ultrapassar estes valores) e não oferecem autonomias e garantias razoáveis, dignas de uma viatura eléctrica desse valor (que já não é tão pouco como isso).
Esta tua atitude de fanatismo técnico afasta novos membros e em nada beneficia a mobilidade eléctrica em Portugal
Não tenho qualquer fanatismo técnico, muito pelo contrário. Aproveito todos os BMS que estão a funcionar bem, e quando não tenho para colocar, depois de já ter pedido orçamentos, cá dentro do nosso país, mas sem resultados (por nunca me entregarem o produto ou nem responderem aos orçamentos pedidos), faço o trabalho como deve de ser feito para uma utilização sem o BMS, e olha que ninguém ainda se queixou por lhe ter morrido alguma célula (entre elas, algumas viaturas com mais de 50.000Km rodados sem BMS).
Como vez, talvez tu é que estejas a ter atitudes de fanatismo técnico, quando não admites outras soluções que não as tuas.
Pegando no teu primeiro link e lendo-o, mesmo com o tradutor directo do servidor Chrome, entendo muitas coisas. Tu mais uma vez só colocas o que te dá jeito! Fica bem nítido que pretendes despromover a minha imagem, não sei o que ganhas com isto???
Tenho canalizado alguns dos meus amigos para recorrerem aos teus serviços, por achar que serão bem entregues e que são da tua zona, trazendo vantagens para todos. Tenho-me disponibilizado para te ajudar no que posso, e tenho recebido com a mesma moeda, e te estou muito grato. Mas não sei porque insistes em reprovar o que digo, colocando palavras na minha escrita, coisas que eu nem pensei por vezes... tudo num lugar publico! :cry: O que é que isso enriquece o forum?
Fica o que o li de um dos teus link, traduzido pelo Chrome, para quem quiser receber a informação, e entende-la como quiser:
"O aumento dos preços do petróleo, a demanda por veículos urbanos, megacidades e foco em transporte sustentável têm impulsionou uma tendência substancial para eletrificação automotivo, tais como veículos híbridos e elétricos (EVs). As estimativas sugerem que, em 2020, EVs é provável que representam mais de 7% do mercado de transporte global. No entanto, subsistem preocupações em relação ao fornecimento de elementos críticos necessários para baterias desses veículos; há uma ameaça em relação à disponibilidade de lítio necessária para a produção de baterias. Esta ameaça mudou o foco para garantir o fornecimento contínuo de materiais necessários para a revolução verde através da reutilização e reciclagem de pilhas.Com mais de 70% de EVs que provavelmente será lançado em 2015 com lítio-ion (Li-ion) com base química da bateria, a reciclagem de Li-ion se tornou um tema crucial para a indústria automotiva.
Oferta e desafios Lithium
Há um número de desafios que são susceptíveis de impacto de fornecimento de lítio no futuro. Embora não haja quantidade suficiente de recursos de lítio disponível globalmente para atender à demanda, quase 70% dos depósitos de lítio globais estão concentradas na América do Sul ABC (Argentina, Bolívia e Chile) região. Isso representa um risco inerente devido à acessibilidade da matéria-prima que está disponível apenas em uma geografia específica. Unrest ou instabilidade dos governos nessas regiões podem afetar significativamente a oferta e ter impacto sobre o preço da bateria e, por sua vez, o custo do veículo.
Lithium também é consumido por uma série de outras aplicações ou sectores como a construção, produtos farmacêuticos, cerâmica e vidro e até agora o consumo pela indústria automobilística tem sido apenas uma pequena fração. Actualmente, as baterias são responsáveis por apenas cerca de um quarto do consumo de lítio atual, que deve chegar a cerca de 40% até 2020. Lithium constitui apenas uma pequena parte do custo, entre outras matérias-primas necessárias para a fabricação de baterias. No entanto, com mais de um milhão EVs esperados até 2015, haverá uma pressão significativa sobre lítio fornecedores para atender a demanda.
Para garantir os recursos de lítio, inter-governamental, bem como parcerias OEM-governamentais estão sendo estabelecidas. Os fabricantes de veículos e os governos nacionais estão a tratar de lítio como fonte de energia no futuro e já começaram a forjar alianças para salvaguardar suas necessidades.
Toyota e Magna International - Mitsubishi forjaram parcerias com empresas de exploração de lítio e têm investido grandes somas para desenvolver depósitos de lítio na Argentina para salvaguardar e proteger os recursos de lítio para atender suas necessidades. Japão forjou uma parceria com o governo boliviano, que liga o antigo para oferecer ajuda econômica global em troca do fornecimento de lítio e outros metais de terras raras a partir do último.
Parcerias como estas permitem uma forte posição na cadeia de abastecimento, aumentar as partes interessadas e reduzir a concorrência com foco em controlar as flutuações de preços em caso de aumento significativo na demanda. Preços de lítio, quase que triplicou nos últimos 10 anos, como ilustrado na Figura 1. Os acordos são negociados entre o vendedor eo usuário eo preço varia de acordo com o uso em indústria / setores. Os preços atuais são cerca de US $ 5.500 a US $ 6.000 por tonelada de carbonato de lítio de acordo com as aplicações.
Figura 1: preços de lítio têm flutuado descontroladamente ao longo dos anos, mas houve um aumento acentuado na última década
Fornecimento de lítio e seu preço no futuro é esperado para ser impactado por uma série de fatores, como a demanda adicional de produtos eletrônicos de consumo, relações geopolíticas, o impacto ambiental da mineração, novos modos de soluções de mobilidade ganhando grande aceitação como dois elétrico rodas.
Necessidade de reciclagem
OEMs estão olhando para superar a dependência de lítio através da reutilização de baterias de lítio em outras aplicações (segunda vida) e através da reciclagem das baterias depois de terem completado o seu ciclo de vida. No entanto, não faz nenhum sentido econômico para reciclar as pilhas. As pilhas contêm apenas uma pequena fracção de carbonato de lítio como uma percentagem de peso e são baratas em comparação com cobalto ou níquel. O custo médio de lítio associada com a produção de bateria de lítio é inferior a 3% do custo de produção. O valor intrínseco para o negócio de reciclagem de Li-ion atualmente vem dos metais valiosos, como cobalto e níquel, que são mais elevados preços do lítio. Devido à menor demanda de preços do lítio e baixos, quase nenhum dos lítio utilizado em baterias de consumo é totalmente reciclado.
Enquanto Lithion é 100% reciclável, atualmente a economia não se somam para reciclá-lo
Lítio reciclado é tanto como cinco vezes o custo de lítio produzido a partir do processo menos dispendioso baseado salmoura. Não é competitiva para empresas de reciclagem para extrair lítio de escórias, ou competitivo para os OEMs para comprar com preços mais elevados a partir de empresas de reciclagem. Apesar de lítio é 100% reciclável, relatórios de lítio atualmente, reciclado para a escória e atualmente é utilizada para fins não-automotivos, como a construção, ou vendidos nos mercados-aberto. No entanto, com o crescente número de EVs que entram no mercado no futuro e com uma crise de oferta significativa, a reciclagem é esperado para ser um fator importante para a consideração da oferta de material eficiente na produção de pilhas.
Reciclagem em circuito fechado, onde os materiais reciclados são vendidos de volta para OEMs, é susceptível de ajudar contra a potencial flutuação de preços de metais ou compostos. Reciclagem de baterias EV é esperado para jogar uma parte significativa da cadeia de valor em 2016, quando grandes quantidades de baterias EV virá através do fluxo de resíduos para reciclagem.
Projetos estão em andamento na Europa, Estados Unidos e Japão para desenvolver tecnologias de reciclagem eficazes e viáveis com uma análise completa do ciclo de vida de reciclagem. Parcerias em início de carreira e programas de pesquisa, tais como LithoRec e Libri com partes interessadas de toda a cadeia de valor demonstrar a necessidade imediata para desenvolver soluções abrangentes de reciclagem.
Desafios na reciclagem
O mercado de reciclagem de baterias é em grande parte impulsionado preço como a tecnologia não é um factor de diferenciação crítica. Todos os participantes-chave implementar o mesmo nível de tecnologia em suas ofertas de produtos. Portanto, a chave torna-se fator de diferenciação de preços, que em um ambiente competitivo reduz a rentabilidade para as empresas de reciclagem de baterias.
Processos especializados e unidades de reciclagem de pequena escala dedicados mais estreitas aos fabricantes de veículos são susceptíveis de ser a tendência no futuro. O principal desafio prejudicando a indústria é a natureza de longo prazo de investimentos financeiros exigidos pelos participantes do mercado para desenvolver serviços especializados de eliminação de resíduos. Como o mercado ainda é pouco explorado, os impactos específicos e rentabilidade global destes investimentos são desconhecidos e, assim, criar ambiguidade e incerteza sobre como fazer tais compromissos.
Com a reciclagem de lítio em sua infância, não há atualmente nenhuma principal infra-estrutura de reciclagem do mundo que trata baterias Li-ion apenas automotivos. Algumas plantas-piloto, como a planta Hoboken da Umicore na Bélgica que estão em uma fase de demonstração existe. A falta de padronização na químicas de bateria e evolução do panorama no que diz respeito a elementos diferentes em pesquisas para a produção de baterias de lítio que não fez a avaliação do valor reciclado dos componentes de incerteza para os recicladores.
Químicas de bateria futuros de pesquisa e desenvolvimento, tais como fosfato ou produtos químicos à base de manganês, têm pouco ou nenhum metais valiosos como cobalto ou níquel. Assim, há um valor negativo para a reciclagem de líquido como o esforço para reciclar apenas para estas químicas de lítio seria muito elevado. Assim, a reciclagem, a longo prazo seria principalmente para benefícios ecológicos e de adesão às leis ambientais.
Para o futuro, a reciclagem de baterias Li-ion é esperado para ser uma das principais fontes de abastecimento de lítio. Ao contrário do petróleo, onde as flutuações de preços voláteis levará a aumentar em apenas as despesas de funcionamento, possíveis flutuações de preços do lítio teria impacto sobre o preço total de compra do carro.
Assim, a reciclagem é esperado seja um dos meios para se proteger contra as flutuações de preços incertos e potenciais decorrentes devido barreiras a geo-políticos ou outros.
Aswin Kumar é o analista do setor de da Frost & Sullivan divisão automotiva e transporte. email:Katja.Feick@frost.com
Leia mais Processos Industriais reciclar Metals Críticos de Baterias em Desenvolvimento
Um projeto para o desenvolvimento de novos processos industriais para a reciclagem de crítica Cobalt, incluindo metais, Lanthanides, lítio e níquel está em andamento na Espanha. A bateria recarregável Reciclagem DesafioCarl Smith, CEO e presidente da Call2Recycle explica alguns dos fatores de mercado que impactam a recolha e reciclagem de pilhas recarregáveis."