afreitas Escreveu:Há armazéns com grandes frotas de empilhadores eléctricos (baterias de Chumbo) que trabalham anos e anos. Há casos com mais de 15 anos.
Têm um único responsável a tratar as baterias de forma correcta.
Conheço uma pessoa da EFACEC que me confessou ter à sua responsabilidade uma secção onde existe um empilhador eléctrico.
Ele (Engº Electrotécnico) exigia que as baterias fossem tratadas segundo procedimentos determinados por ele. Ao cabo de vários anos de uso o vendedor estava desanimado porque as baterias duravam demasiado e ele tinha necessidade de vender.
Mais um bocadito de off-topic...
Nos empilhadores (investimento a recuperar por longos anos) o chumbo é preferido pois estes necessitam claramente do peso. Se andassem com baterias leves teriam que levar outros pesos.
Como são utilizados em ambientes controlados e rotineiros o pack pode ser dimensionado para fazer descargas lentas e nunca fazer ciclos profundos.
Normalmente os empilhadores elétricos são utilizados em interior e logo as baterias também nãos estão sujeitas aos extremos de temperatura que um veículo que circula e fica parqueado no exterior está sujeito.
Há também pessoal que converte tratores agrícolas para eléctrico para utilizar em pequenas quintas mais de "hobby" e usam chumbo porque o trator necessita do peso, percorre apenas pequenas distâncias dentro dos terrenos agrícolas. PAra atingir o peso necessário para levantar algumas alfaias depois acabam por ficar com capacidades de bateria bem generosas que lhes permitem fazer ciclos curtos.
Isto para além dos "vícios instalados": quem está no ramo conhece aquele material e não quer "arriscar" com mais nada.
Um amigo Eng Eletrónico contou-me há um mês uma história reveladora disso mesmo: está a projetar a eletrónica para uma fábrica de luzes de saída de emergência e mesmo depois de ele lhes aconselhar a utilizar apenas LEDs eles insistiram em fazer um modelo com LEDs e outro com lâmpadas fluorescentes; disseram que os clientes queriam lâmpadas fluorescentes porque os LEDs "não tinham historial" na aplicação...
A eletrónica para fazer acender uma lâmpada fluorescente a partir da bateria sai mais cara que para os LEDs e a duração da lâmpada é bem inferior.
O que também me fez lembrar da história de que os fabricantes na China nem quererem ouvir falar em baterias de lítio... Estavam habituados às de chumbo e queriam utilizar as de lítio da mesma maneira, é claro que não ia funcionar bem.