afreitas Escreveu:O Mundo e a natureza são feitos de equilíbrios.
Temos um fornecedor na China que fabrica 3.000.000 de bicicletas anualmente.
Só ele representa um consumo de 12.000.000 (doze milhões) de baterias de chumbo.
Com a mesma produção há mais um fabricante na China, mas a produzirem 100.000 bicicletas e scooters há dezenas de fabricantes. Prevejo que se produzam na China 18.000.000 de scooters, com média de 4 baterias por scooter são 72.000.00 de baterias.
Espero que continuem a usar o chumbo, pois se passarem para litio vamos ter de meter gasolina nas VORTEX de 4/6/ e 9000W.
Qual foi a parte que me escapou, para não perceber estas afirmações?
Sempre ouvi dizer que o Chumbo é um dos mais poluentes metais, contaminando nossas águas, ar e solos, e a todos nós indirectamente.
Coloco num motor de busca na internet "efeitos do chumbo no ambiente" e cito a 1ª que me aparece, mas há centenas...:
A exposição ambiental ao metal pesado chumbo aumentou consideravelmente após o processo de industrialização e o aumento da mineração. Hoje trata-se de uma exposição maior que de outros elementos da natureza. Globalmente, calcula-se que cerca de 300 milhões de toneladas de chumbo já foram expostas no meio ambiente durante os últimos cinco milênios, especialmente nos últimos 500 anos. Após o advento do automobilismo, no início do século XX, aumentou-se bastante a exposição de chumbo devido ao seu uso junto com o petróleo (PAOLIELLO, 2001).
O consumo de chumbo aumentou significativamente nos países em desenvolvimento, sobretudo entre 1979 e 1990. Atualmente, a contaminação de chumbo nas águas, solo e ar continua significativa, e cresce cada vez mais. Calcula-se que a concentração de chumbo no sangue poderia chegar até 500 vezes menos nos seres humanos da era pré-industrial.
A preocupação com o meio-ambiente e, em especial, com a água, tem crescido na última década. Cada vez mais os órgãos reguladores procuram tornar os limites de tolerância mais rigorosos. O chumbo é um dos principais contaminantes dos mananciais, fruto do processo de industrialização das grandes metrópoles.
O chumbo pode ser encontrado na água potável através da corrosão de encanamentos de chumbo. Isto é comum quando a água é ligeiramente ácida. Este é um dos motivos para os sistemas de tratamento de águas públicas ajustarem o pH das águas para uso doméstico. O chumbo não apresenta nenhuma função essencial conhecida no corpo humano. É extremamente danoso quando absorvido pelo organismo através da comida, ar ou água.
No Brasil, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CNMA) estabelece concentrações máximas de 0,03 mg/L para águas classificadas doce e de 0,01 mg/L para salina e salobra. As atividades de mineração e fundição de chumbo primário (do minério) e secundário (recuperação de sucatas ou baterias) constituem as principais fontes emissoras. O metal é depositado nos lagos, rios e oceanos, proveniente da atmosfera ou do escoamento superficial do solo.
O chumbo pode causar vários efeitos indesejáveis, tais como: perturbação da biossíntese da hemoglobina e anemia; aumento da pressão sanguínea; danos aos rins; abortos; alterações no sistema nervoso; danos ao cérebro; diminuição da fertilidade do homem através de danos ao esperma; diminuição da aprendizagem em crianças; modificações no comportamento das crianças, como agressão, impulsividade e hipersensibilidade. O chumbo pode atingir o feto através da placenta da mãe, podendo causar sérios danos ao sistema nervoso e ao cérebro da criança (BONIOLO, 2010).
Ter uma opinião formada em conhecimentos adquiridos, sem qualquer tendência comercial, politica, religiosa ou social, por vezes é-nos difícil!
MVS Escreveu:Vamos ser realistas.
Uma scooter de 48V com baterias SLA de 40Ah tem uma autonomia de cerca de 40km.
Em termos teóricos fazendo ciclos de 50% DOD temos um máximo de 1000 ciclos de 20Km ou sejam 20.000Km no total.
Será desta forma (com autonomias de 20Km para não estragar) que transmitimos confiança na mobilidade eléctrica?
MVS Escreveu:Uma scooter com baterias Gel se fizer mais 15.000Km com o mesmo pack de baterias podemos dar-nos por satisfeitos. Estou a apontar para este número com o teste na Black Beauty.
Sabemos o seu histórico? (por vezes quem vende não gosta de dizer certas coisas que é para não prejudicar a venda, não sei se é o caso, mas é prática recorrente... podem te ter omitido alguma coisa MVS)
MVS Escreveu:Que garantias tinhas do fornecedor nesses packs de chumbo marcopns?
Quem comprar com uma garantia de 2 anos e fizer cerca de 7.500Km por ano tem os 15.000km garantidos.
Mesmo em garantia, deixar de ter uma viatura para ser substituída uma das baterias, sempre dá prejuízo para o cliente. Pode ser diminuído o prejuizo, se o seu assistente lhe deixar uma viatura semelhante, a vá levar a casa, e depois trazer.
Quem é que fica com o prejuízo? O assistente, que nenhuma culpa tem que o material tenha vindo com defeito? Será justo alimentar estes descontentamentos? A que custo?