Rentabilidade de um VE com baterias de Gel


  • Jorge Rocha Escreveu:
    afreitas Escreveu:O Mundo e a natureza são feitos de equilíbrios.
    Temos um fornecedor na China que fabrica 3.000.000 de bicicletas anualmente.
    Só ele representa um consumo de 12.000.000 (doze milhões) de baterias de chumbo.
    Com a mesma produção há mais um fabricante na China, mas a produzirem 100.000 bicicletas e scooters há dezenas de fabricantes. Prevejo que se produzam na China 18.000.000 de scooters, com média de 4 baterias por scooter são 72.000.00 de baterias.
    Espero que continuem a usar o chumbo, pois se passarem para litio vamos ter de meter gasolina nas VORTEX de 4/6/ e 9000W.


    J.R. - Pergunta: Qual foi a parte que me escapou, para não perceber estas afirmações?
    A.F. - Responde: Se em lugar de se produzirem 72.000.000 de baterias de chumbo se produzisse a mesma quantidade em lítio, não haveria litio suficiente e a haver deveria ser extremamente caro, por isso a alternativa seria consumir gasolina e aí sim, enviar muito mais chumbo para a atmosfera.

    J.R. Diz: Sempre ouvi dizer que o Chumbo é um dos mais poluentes metais, contaminando nossas águas, ar e solos, e a todos nós indirectamente.
    A.F. Diz: É verdade, mas é resultante sobretudo pelo consumo de gasolina com chumbo. Tudo o que sai dos escapes dos veículos de combustão interna, vai direitinho para a atmosfera, como o chumbo é pesado contamina as nossas águas, ar e solos, e a todos nós indirectamente.

    Porém, o chumbo e outros materiais das baterias, como ácidos e plásticos, quando devidamente reciclados são reaproveitados para novas baterias e outras aplicações, reduzindo assim a extracção de chumbo em forma de minério.

    Portugal e a maioria dos países têm condições de reciclar baterias de chumbo de forma absolutamente inconsequente para o ambiente.
    Pelo contrário Portugal e a maioria dos países não têm condições de reciclar litio. Ao que sei tanto portugueses como espanhóis enviam o lítio para a Alemanha que é um dos poucos países da Europa com condições técnicas para o fazer (esta informação pode já estar desactualizada, mas é a que tenho de momento).
    Só o transporte de litio da península Ibérica para a Alemanha, polui mais do que algum chumbo das baterias que possa escapar à reciclagem.
    Editado pela última vez por afreitas em 26 out 2014, 19:40, num total de 1 vez.
    afreitas
     
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  • Mas o objectivo não é fazer para desfazer e ter que voltar a fazer para estar bem feito!
    O objectivo é fazer uma vez, e que fique bem feito para 20 anos ou mais.

    Quando se utilizar Lítio na mesma proporção de Chumbo, também haverá modos de o reciclar, e não será necessário sair do país para o fazer. Claro que por estas baterias durarem 10 vezes mais que o Chumbo, só daqui a uns 20 anos haverá necessidade de criar condições para sua reciclagem. Até lá sempre vão dando para calçar algum objecto pesado, conforme tenho feito (nas células que os maus sistemas de sua protecção deixaram matar).
    afreitas Escreveu:Portugal e a maioria dos países têm condições de reciclar baterias de chumbo de forma absolutamente inconsequente para o ambiente.
    A ideia que eu tenho como absolutamente inconsequente para o ambiente, é bem diferente da sua.
    Tente fazer uma visita a um centro de reciclagem dessas baterias e procure bem por lá todos os resíduos extraídos, todos os produtos colocados, toda a água que é utilizada, como fica no final e para onde é canalizada.

    Se o lítio fosse assim tão difícil de se extrair do estado em que se encontra, nem teriam começado com essa extracção.
    Estamos fartos de levar com informações tendenciosas beneficiando o Petróleo, por que haveremos de acreditar em mais uma informação que pouco sabemos de sua veracidade?
    Tal como a tecnologia evolui a um ritmo gigante, outras formas nascerão, de acumular energia, mas o mais importante é apagar a ideia de que os VE's não são capazes de percorrer grandes distancias, de ser rápidos, de ser eficientes, de ter pouca manutenção, de ficarem realmente económicos a médio e longo prazo. A ideia que o chumbo tem deixado, infelizmente, à nossa sociedade!
    Jorge Rocha
     
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  • Coloca aqui Pedro o feedback que tens do teus clientes em Fafe.

    Sei que tens acompanhado regularmente o assunto com visitas regulares dos clientes á tua loja.
    MVS
     
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  • Sim, poderei dar um feedback sobre aquilo que se passa com os meu clientes.

    Neste momento temos mais de 30 modelos vendidos, todos a chumbo, entre triciclos, Rs, SRS e TWA, o mais antigo faz um ano no no inicio de Novembro.

    Os nossos cuidados:
    -Todos os modelos que saem da nossa loja são devidamente preparados, em novo, todas as baterias são balanceadas individualmente, nas revisões volta-se a fazer a mesma coisa.
    -As ordens dadas aos clientes são para carregarem sempre que possível, mesmo que só tenham ido ao café no final da rua.

    Como alguns sabem, nós só trabalhámos veículos eléctricos, isso permite-nos tratar melhor os nossos cliente.
    - Os próprios clientes criam uma relação de amizade connosco, visitam-nos constantemente, seja para dizer bom dia ou para relatar alguma coisa que se tenha passado ou até algum problematizo que possa ter surgido na mota.
    - Aqueles que por vezes não nos visitem, contactamos a marcar revisões e verificar se tudo de encontra nas melhores situações.
    Isto para dizer que temos o cuidado de saber tudo o que se passa com os nosso clientes, pois sabemos que há pessoas que têm problemas e simplesmente não gostam de reclamar, temos especial cuidado com isso , não queremos nenhum dos nosso veículos parados.

    Para a maior parte dos nossos clientes o veículo que lhe vendemos é o único veículo que possuem, portanto, usam-nos todos os dias, quer faça chuva quer faça sol, temos inclusive um dos nossos clientes que já tem os pneus rompidos da sua TWA em meio ano.

    Isto tudo para vos dizer que até hoje, nenhum dos nossos clientes nos reclamou baixa de autonomia nos seus veículos, a maior parte deles nem possuí pedais, pedido feito por eles, a autonomia da-lhes confiança para o fazerem.

    Não sei se sou especial ou exemplo para ninguém mas a verdade é que no meu caso as baterias de chumbo estão a fazer aquilo que anunciam.

    Apesar de todos concordarmos que a química LIFEPO4 é a melhor, caso não existissem baterias de chumbo destes modelos todos teria vendido 2 ou 3 em vez de 30. A maioria dos nosso clientes são pessoas necessitadas, daí não terem carta de condução e dinheiro para comprarem um carro nem um veículos de lithium.

    Na minha opinião para motociclos de potência superior a 3KW´s concordo que apenas lithium é alternativa, abaixo dissso penso que o chumbo será alternativa.

    Conto com o diário do Rui Almeida e a sua Ecoglady de 3kws para relatar isso, brevemente terei na estrada um motociclo também de 3kw com um Sabvoton devidamente programado para chumbo e com o bms do Manuel, isto vai-nos permitir tirar grandes conclusões sobre esta questão em motas de porte maior e fazer algo que nunca foi feito em Portugal, baterias de chumbo com um controlador devidamente programado para as limitações da química, já que por exemplo o controlador do Rui não é programável.

    Quanto aos veículos mais pequenos não tenho dúvidas que o chumbo é a opção ideal para mover estes veículos, cabe-nos a nós, vendedores, fornecedores e técnicos fazer o nosso trabalho em condições. O Manuel ajuda-nos muito mandando as dicas, desta forma temos o trabalho muito facilitado, é só coloca-lo em prática.

    Abraço.
    Editado pela última vez por nios26 em 26 out 2014, 12:46, num total de 2 vezes.
    nios26
     
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  • nios26 Escreveu:-Os ordens dadas aos clientes para carregarem sempre que possível, mesmo que só tenham ido ao café no final da rua.


    Correcto procedimento.

    Ainda ontem o afreitas esteve com um responsável pela distribuição de empilhadores e nas respectivas acções de formação não aconselham este procedimento. A falta de conhecimentos de alguns responsáveis técnicos é indesculpável...
    MVS
     
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  • Eu não tenho tido experiências nada boas com chumbo...
    Ainda a penúltima bateria da minha UPS foi ao ar em menos de um ano. :shock:
    No barco comprei uma de chumbo deep-cycle com eletrólito líquido de 100Ah e com um ciclo profundo pelo meio ficou arruinada em ano e meio com umas 30 utilizações... O motor não era capaz de passar de 0.6C e o regime normal eram 0.4C.
    RJSC
     
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  • Lembraste da referência da bateria RJSC?
    MVS
     
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  • MVS Escreveu:Lembraste da referência da bateria RJSC?


    Referência não me lembro nem encontrei. Já foi para reciclar há uns anos.
    A marca era DYNAC.
    RJSC
     
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  • Aqui temos um caso de sucesso numa mota com baterias de Chumbo:
    14000 mil kms com as baterias originais.

    Cumprimentos.
    nios26
     
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  • Realmente a scooter é de Novembro de 2008 sao 6 anos já feitos. Esta combinação de baterias SLA grandes (40Ah) em veículos pouco gastadores não costuma funcionar mal para pequenos trajectos.
    MVS
     
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