Re: Rentabilidade de um VE com baterias de Gel
Enviado: 16 out 2014, 12:58
Jorge Rocha Escreveu:afreitas Escreveu:O Mundo e a natureza são feitos de equilíbrios.
Temos um fornecedor na China que fabrica 3.000.000 de bicicletas anualmente.
Só ele representa um consumo de 12.000.000 (doze milhões) de baterias de chumbo.
Com a mesma produção há mais um fabricante na China, mas a produzirem 100.000 bicicletas e scooters há dezenas de fabricantes. Prevejo que se produzam na China 18.000.000 de scooters, com média de 4 baterias por scooter são 72.000.00 de baterias.
Espero que continuem a usar o chumbo, pois se passarem para litio vamos ter de meter gasolina nas VORTEX de 4/6/ e 9000W.
J.R. - Pergunta: Qual foi a parte que me escapou, para não perceber estas afirmações?
A.F. - Responde: Se em lugar de se produzirem 72.000.000 de baterias de chumbo se produzisse a mesma quantidade em lítio, não haveria litio suficiente e a haver deveria ser extremamente caro, por isso a alternativa seria consumir gasolina e aí sim, enviar muito mais chumbo para a atmosfera.
J.R. Diz: Sempre ouvi dizer que o Chumbo é um dos mais poluentes metais, contaminando nossas águas, ar e solos, e a todos nós indirectamente.
A.F. Diz: É verdade, mas é resultante sobretudo pelo consumo de gasolina com chumbo. Tudo o que sai dos escapes dos veículos de combustão interna, vai direitinho para a atmosfera, como o chumbo é pesado contamina as nossas águas, ar e solos, e a todos nós indirectamente.
Porém, o chumbo e outros materiais das baterias, como ácidos e plásticos, quando devidamente reciclados são reaproveitados para novas baterias e outras aplicações, reduzindo assim a extracção de chumbo em forma de minério.
Portugal e a maioria dos países têm condições de reciclar baterias de chumbo de forma absolutamente inconsequente para o ambiente.
Pelo contrário Portugal e a maioria dos países não têm condições de reciclar litio. Ao que sei tanto portugueses como espanhóis enviam o lítio para a Alemanha que é um dos poucos países da Europa com condições técnicas para o fazer (esta informação pode já estar desactualizada, mas é a que tenho de momento).
Só o transporte de litio da península Ibérica para a Alemanha, polui mais do que algum chumbo das baterias que possa escapar à reciclagem.