Cuidados a ter com baterias LiFePO4


  • Pois, isso do espaço é sem dúvida uma questão pertinente. Se calhar não cabem mais 8Ah de Wina na caixa. Pelas minhas medições até parecia que sim, mas quem fez a alteração disse-me que é capaz de ser complicado.
    rnlcarlov
     
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  • rnlcarlov Escreveu:Pois, isso do espaço é sem dúvida uma questão pertinente. Se calhar não cabem mais 8Ah de Wina na caixa. Pelas minhas medições até parecia que sim, mas quem fez a alteração disse-me que é capaz de ser complicado.

    Desculpa não concordar mais uma vez. Se for mesmo necessário até coloco 60 células de 8Ah (iguais às tuas) dentro desse espaço. (que equivale a 3 vezes mais o que actualmente tens)
    No espaço de uma bateria de 12Ah de chumbo, cabem muito bem 24Ah de LiFePO4 Wina. Tenho feito muitos trabalhos que o comprovam.
    Jorge Rocha
     
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  • Jorge Rocha.
    É o que venho a dizer ao rnlcarlov desde que ele informou que instalou 8Ah litium.
    Quem fez o trabalho disse que não foram instalados mais Ah por razões orçamentais não por falta espaço.

    Para esta máquina, 24Ah podem ser excessivos e até desnecessários pois ninguém vai andar 80Km com uma máquina que não passa dos 30Kmh.
    12 /15Ah seria uma boa solução para este veículo.
    afreitas
     
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  • afreitas Escreveu:Jorge Rocha.
    É o que venho a dizer ao rnlcarlov desde que ele informou que instalou 8Ah litium.
    Quem fez o trabalho disse que não foram instalados mais Ah por razões orçamentais não por falta espaço.


    Pois é. Realmente na altura disseram isso. Não me digam que a caixa encolheu sem eu dar por isso. :lol:

    Já agora, por curiosidade, que valores de resistências internas são "demasiado elevadas"?
    rnlcarlov
     
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  • Os valores absolutos da resistência interna dependem:

    1. Da capacidade da célula. Dentro de células do mesmo tipo comparativamente as de maior capacidade têm resistência interna mais baixa.

    2. Da química (aditivos que variam de fabricante para fabricante)

    3. Do tipo de construção da célula (cilindrica / prismática), dimensionamento dos eléctrodos, etc.

    4. Da qualidade de fabrico.

    5. Da temperatura. A resistência interna baixa com o aumento de temperatura.

    6. Do estado de carga (SOC).

    7. De célula para célula dentro do mesmo pack.

    8. Da forma como a resistência interna é medida.

    9. Do tipo de desgaste imposto á célula.

    Tens que ser mais preciso e definir qual o tipo e capacidade de célula do qual queres conhecer um valor meramente indicativo.
    MVS
     
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  • Por acaso hoje andei a ler as fichas das células Wina de 8Ah, e dizem lá que o valor da resistência interna é inferior a 13 mOhms. Ora teoricamente isso quer dizer que nesse limite a voltagem cai 13 mV por cada Ampere a mais puxado da bateria (a partir da voltagem sobre carga), certo?
    Tenho a vaga ideia de ter lido algures que o controlador da Vortex pode puxar até 30 A e qualquer coisa, ou então esse valor era apenas na regeneração, já não me lembro bem. Isso quer dizer que nos picos de aceleração/regeneração as células podem estar sujeitas a >3.75C? Segundo as especificações parece-me um valor demasiado elevado.
    rnlcarlov
     
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  • Está certo para ambas as questões. rnlcarlov
    MVS
     
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  • É bom sinal. Quer dizer que já aprendi qualquer coisa desde que vim para aqui :)

    Obrigado
    rnlcarlov
     
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