Testes realizados a baterias LiFePO4


  • Para ficar como referência eis alguns testes realizados a células novas em todos os casos.

    Condições do teste:

    Cada célula é préviamente carregada a partir de meia carga a CC 0.5C (Max 20A) e CV 3,65V até a corrente descer abaixo de 0.015C. Isto faz um pré-aquecimento interno semelhante ás células.

    O teste de descarga começa logo após o final da carga.

    A descarga é controlada com um equipamento da classe icharger para 20A com log interno. A dissipação ohmica adicional á capacidade do aparelho é feita com resistência externa. O aparelho tem sonda externa de temperatura com cabo que colocamos na imediação da célula. Este é o valor constante que está indicado em cada teste.

    A tensão da célula é medida nos terminais da mesma com cabos independentes onde não passa a corrente de descarga.

    O teste termina quando a tensão nos terminais da célula baixa dos 2,5V.


    Começamos pela GBS de 20Ah que deu tangencialmente a capacidade nominal.

    De todas é que mostra mais resistência interna na curva.
    MVS
     
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  • CALB SE 60Ah

    Deu tangencialmente a capacidade nominal.
    MVS
     
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  • GBS-LFMP 60Ah

    Deu mais 10.1% que a capacidade nominal.

    Estas são as células que equipam de origem a EcoMaxi 72V 60Ah 5KW.
    MVS
     
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  • WINA 72Ah

    Deu mais 12.1% que a capacidade nominal.

    Curva com muito bom aspecto.
    MVS
     
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  • Winston LiFeYPO4 40Ah

    Deu mais 24.3% que a capacidade nominal. Notável.

    Curva com muito bom aspecto. Fabricada em Janeiro de 2014.
    MVS
     
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  • Essas Winston são muito boas . Com capacidade de muitos Cs
    MRider
     
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  • A curva do teste efectuado á Sinopoly 60Ah (B).

    Aquelas quedas na corrente no gráfico são enrascanços esporádicos do equipamento que controla o teste, nada têm que ver com a célula em si.
    MVS
     
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  • A Sinapoly 60Ah (B) deu 69.25Ah a 0.3C. Gostava de testar umas da série (A) que penso ainda darem melhores resultados.

    O valor absoluto da capacidade é bom ser elevado mas não é o único factor a considerar.

    A curva da descarga:

    - Deve tanto quanto possível uma recta durante a maior parte da descarga.
    - Esta recta deve ser o mais horizontal possível.
    - Esta recta deve ser o mais alta possível (maior voltagem média)
    - A fase final da curva deve ser o mais curta e vertical possível (queda abrupta)

    A curva de descarga é uma espécie de assinatura do fabricante consoante o tipo de produto.

    Se compararmos as curvas acima vê-se perfeitamente que as GBS de 20Ah e 60Ah vêm do mesmo fabricante.

    Se compararmos as curvas da Winston com um dos gráficos de uma usada vê-se que apesar dos valores absolutos serem diferentes a assinatura da Winston está lá embora modificada pelos factores de envelhecimento relacionados com o uso particular da célula.

    Tenho que dizer que a curva da Winston está "Textbook quality"... a célula só baixou dos 3V de tensão aos 46.6Ah debitados.
    MVS
     
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  • seria interessante ver este teste efectuado a uma bateria NiMH da Vectrix :)
    Brunus
     
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  • Se me enviarem uma célula nova NiMh terei todo o gosto em efectuar o teste e coloca-lo aqui.
    MVS
     
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