Olá a todos

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06 mai 2015, 23:14

  • Ricardo Freitas sou do Marco Canaveses, trabalho em Vila Nova de Gaia por isso faço 140KM estou interessado num VE. Aconselharam-me Vortex 9000, tive a oportunidade de dar uma volta, muito interessante.

    Agradeço desde já ao Sr. Artur pela disponibilidade desde o primeiro minuto. Gostaria de ter mais certezas se a Vortex 9000 consegue efetuar o percurso (140KM).

    Obrigado pela ajuda que me deram no Fórum.
    Ricardo freitas
     
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07 mai 2015, 08:24

  • Olá
    Muito bem vindo.

    Ainda bem está a pensar aderir aos VEs .

    Esses 140 km são diários ? São 70 mais 70 ?

    Tem possibilidade de carregar a meio precurso ?

    A que velocidades está a pensar fazer o trajecto ?

    Irá sozinho ou com pendura ?
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira

07 mai 2015, 09:37

  • Ricardo freitas Escreveu:Ricardo Freitas sou do Marco Canaveses, trabalho em Vila Nova de Gaia por isso faço 140KM estou interessado num VE. Aconselharam-me Vortex 9000, tive a oportunidade de dar uma volta, muito interessante.

    Agradeço desde já ao Sr. Artur pela disponibilidade desde o primeiro minuto. Gostaria de ter mais certezas se a Vortex 9000 consegue efetuar o percurso (140KM).

    Obrigado pela ajuda que me deram no Fórum.


    Antes demais, muito bem vindo ao e-forum.

    Quanto à sua dúvida sobre a autonomia da Vortex 9000, este modelo está longe de conseguir a autonomia que pretende, mesmo a uma velocidade reduzida. O modelo a considerar deveria ser a 9000 LI+, e mesmo assim, só conseguiria realizar 140 Km a uma velocidade muito controlada, o que não se adequa ao tipo de veículo em análise, com um porte elevado, e a puxar velocidades mais elevadas.
    Chamo a atenção para um modelo do mesmo segmento da 9000, a EcoMaxi da Ecoglady, que tem tido bom feedback por parte do público. Ao nível de autonomia é semelhante à 9000 LI+, tem uma posição de condução muito agradável, e uma maneabilidade acima da média.

    Assim, na sua situação, e considerando estes dois veículos, teria de fazer sempre uma carga intermédia.

    Para a autonomia que refere podia optar por uma Brammo, mas estamos a falar de outro campeonato... :)

    Por fim, o melhor conselho que posso dar é: experimente pelo menos dois modelos diferente antes de comprar, e sinta as diferenças por si próprio.
    -
    RAA
     
    Mensagens: 199
    Registado: 16 mai 2014, 01:17
    Localização: Matosinhos

07 mai 2015, 23:31

  • Caro Ricardo Freitas.
    Já nos conhecemos e dou-lhe as boas vindas ao e-forum no qual o convidei a registar-se.

    A autonomia de um veículo eléctrico determina-se principalmente pela sua potência eléctrica. (quanto mais potencia eléctrica, mais autonomia)
    a potencia eléctrica é o produto de três factores:

    1-Nr de células
    2-Tensão nominal (voltes)
    3-Capacidade nominal (Ah)

    Vortex NWR 9000W: (28 Cel. x 3,2V x 50Ah) = 4.480 Kwh. - Em velocidade 50/60 Km = 115 km de autonomia
    Vortex NWR 9000W LI+ : (26 Cel. x 3,2V x 60Ah) = 4.992 Kwh. - Em velocidade de 50/60 = 140 Km de autonomia (a)

    (a) - a Vortex 9000W LI+ Está equipada com baterias Winston. Estas baterias têm mais 10/12% acima da capacidade nominal (neste caso = 66Ah).

    Presumo que neste segmento de preço, não há veículo de duas rodas com mais de 4.992 Kwh de potencia eléctrica nominal.
    afreitas
     
    Mensagens: 724
    Registado: 10 mai 2014, 02:56

08 mai 2015, 00:03

  • Andar a 50 km/h num veículo deste tipo é quase "tortura", e devemos ter uma margem de conforto em termos de autonomia nas nossas viagens e, por isso, no seu caso vai ter sempre de realizar uma carga intermédia. A EcoMaxi é mais poupadinha. No final, as duas terão autonomias semelhantes. Experimente-as, e depois dê-nos o seu feedback.
    RAA
     
    Mensagens: 199
    Registado: 16 mai 2014, 01:17
    Localização: Matosinhos

08 mai 2015, 00:21

  • Ainda ficamos sem saber se os 140 km são de uma vez ou divididos.

    Se for os 140 km de uma só vez vai ser difícil.
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira

08 mai 2015, 08:50

  • MRider Escreveu:Ainda ficamos sem saber se os 140 km são de uma vez ou divididos.

    Se for os 140 km de uma só vez vai ser difícil.


    Obviamente são de uma só vez, mas não na Madeira, apenas em Porto Santo.
    afreitas
     
    Mensagens: 724
    Registado: 10 mai 2014, 02:56

08 mai 2015, 11:21

  • afreitas Escreveu:
    MRider Escreveu:Ainda ficamos sem saber se os 140 km são de uma vez ou divididos.

    Se for os 140 km de uma só vez vai ser difícil.


    Obviamente são de uma só vez, mas não na Madeira, apenas em Porto Santo.


    Obviamente porquê? O Ricardo ainda não especificou como quer fazer o percurso. Aliás, pelo Google Maps vejo que Marco de Canavezes fica a cerca de 60km de Vila Nova de Gaia pela A4, logo penso que os 140 se referem a ida e volta.

    Arranjado carregamento em Gaia penso que é possível. Sem isso torna-se mais difícil. Tenho a vaga ideia que o relevo não é dos mais favoráveis nessa região.
    rnlcarlov
     
    Mensagens: 143
    Registado: 27 mai 2014, 16:12
    Localização: Lisboa

08 mai 2015, 11:58

  • :mrgreen:
    Antes de mais nada...Parabéns...por entrar no fórum,... por pensar fora da "caixa" ou seja VE, economia, sustentabilidade, ambiente!

    (não seria de fazer esta discussão noutro tópico?) :oops:

    Para ir do Marco a Gaia, (depende muito das localizações especificas), é necessário tratar dalgumas variáveis.
    - Eu evitaria a todo o custo AE. Quando se usam desequilibram enormemente o orçamento. No meu caso se for da habitação à minha aldeia, (+/- 50Km) o custo duma passagem na portagem, dá para pagar o meu consumo de VE 2 rodas 3 x (ida/vinda, ida/vinda, ida/vinda). Portanto nem vou considerar no teu exemplo e no mapa
    -Partindo do principio que precisas de fazer ida e volta sem carga a meio, escolhi uma localização ao acaso no Marco e em Gaia perto da estação de comboio/metro
    -Verão/Inverno (dia/noite)
    -Experiência/treino em 2 rodas
    -Duração da viagem comparando com outros transportes

    Pela N15 (+/- 65 Km) https://www.google.pt/maps/dir/41.1191694,-8.6064885/41.180717,-8.137428/@41.1225547,-8.5176894,11z/data=!4m6!4m5!2m2!1b1!2b1!3e0!5i2
    pela N108 (+/- 65 Km) https://www.google.pt/maps/dir/41.1191694,-8.6064885/41.180717,-8.137428/@41.1225547,-8.5176894,11z/data=!3m1!4b1!4m5!4m4!2m2!1b1!2b1!3e0
    Portanto (pegando no mapa), o que variará é o relevo/curvas de cada uma das opções indicadas e isso conta para o consumo e para o tempo.

    O meu alerta ao limite de 140 Km vai para o facto de não ser saudável para as baterias levar diariamente o pack ao limite. Deves fazer uma escolha que te deixe pelo menos mais 20 Km de margem de autonomia. Acredito que se possa fazer com a Vortex 9000W LI+ ou uma configuração semelhante, já que pela nacional as velocidades praticadas não são muito diferentes das que se indicam como "convenientes".

    Tens é de experimentar antes. Até para saberes em que medida suportas o esforço físico que necessariamente existe. Procura um ensaio em situação real e (eventualmente) acompanhado por alguém que tenha mota eléctrica.
    Mas se for viável para ti, vai em frente. Não hesites.
    Bom mesmo é ver bem se não há uma tomada por perto. É que rede eléctrica há em todo o lado. É preciso procurar, (no inicio) e acertar/combinar pormenores.
    Espero ter ajudado

    Batotinha
    Batotinha
     
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    Registado: 16 mai 2014, 22:34

09 mai 2015, 15:28

  • Boa tarde Obrigado a todos pela vossas explicações.

    Os 140 KM são ida e volta, mas são feitos 70 KM durante a manha e os outros 70 KM á noite, posso carregar as baterias durante o dia todo, claro que gostaria que a vortex 9000 fizesse os 140 KM.

    Gostava de efetuar o trajeto antes, para poder tirar estas duvidas.

    Obrigado a todos mais uma vez.
    Ricardo freitas
     
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    Registado: 05 mai 2015, 18:08

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