Apresentação dariogarcia

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  • Provavelmente seja isso, deveria ter escolhido os 20ah na altura por causa destas situações de frio, porque por vezes quando faço 6km parece que esgota meia carga
    dariogarcia
     
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  • dariogarcia Escreveu:Provavelmente seja isso, deveria ter escolhido os 20ah na altura por causa destas situações de frio, porque por vezes quando faço 6km parece que esgota meia carga

    Isso poderá ser normal, eu tinha 70ah que davam para 100km e as vezes ao fim de 30km com extremo frio parecia que já estava quase no fim..... Como tens tratado a mota? Sempre carregada e evitar descarregar mais de 50%?

    Peugeot ION - Set 15- 8000km
    ICEMAN
     
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  • Eu carrego sempre que chego a casa apenas faço 12 ~ 14km com ela todos os dias.
    Penso que nem chego a gastar os 50%
    dariogarcia
     
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  • dariogarcia Escreveu:Eu carrego sempre que chego a casa apenas faço 12 ~ 14km com ela todos os dias.
    Penso que nem chego a gastar os 50%


    Quando diz: (carrego sempre que chego a casa apenas faço 12 ~ 14km)
    - Significa que percorre 6/7 Km para cada lado e só carrega em casa.
    - Também significa que as baterias após terem descarregado o que resulta do consumo referente a 6/7Km, ficam cerca 8 horas com 75% de carga (+/-).

    Se tiver condições de carregar no local de trabalho será de todo aconselhável. Neste caso, carregando após 6/7 km de manhã e após 6/7 Km à tarde/noite, seria ouro sobre azul para as baterias da química chumbo/ácido (SLA).

    As baterias SLA são muito sensíveis, só condições ou comportamentos de carga muito rigorosos lhe conseguem proporcionar longa vida.

    A vida ou actividade das pessoas nem sempre permite tratar este tipo de baterias nas condições ideais, mas pela nossa experiência, pelo que lemos e pelo que falamos todos os dias com que analisa este tema, concluímos:

    1 - Carregar as baterias sempre que se usa o veículo, mesmo que seja apenas uma viagem de 5 km.
    2 - Iniciar a Carga 20 minutos após o uso se estivermos no inverno ( 5/20º ).
    3 - Iniciar a carga 30 minutos após o uso se estivermos no verão ( 20/35º ).

    Os períodos de repouso referidos nos pontos 2 e 3 são aconselhados para permitir algum arrefecimento das baterias.
    As baterias tendem a aquecer sempre que são sujeitas a consumo e por outro lado aquecem quando submetidas à carga.
    Como as baterias SLA não devem ter actividade de carga/descarga quando a temperatura se situa acima de 35º, ficam justificados os conselhos atrás referidos.
    afreitas
     
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  • Continuo a aprender com o material...

    Tenho verificado que com um uso muito frequente do mesmo gasto de energia do pack com baterias de chumbo gel, proporciona um efeito de memoria muito acentuado nas mesmas.

    Passo a explicar: Se uma pessoa que todos os dias faz uma viagem de ida e volta gastando apenas 1/3 da capacidade total, e se o repetir por 125 dias (realizados em aproximadamente 6 meses, com uso em 5 dias semanais), pode ver sua autonomia reduzir para pouco mais que esse 1/3 de capacidade. O facto de não gastar mais dos que aquela energia habitual pode causar um efeito de memória nas células ou em alguma delas, ficando essas assim configuradas para essa descarga habitual, e pouco mais.

    É durante os primeiros 50 ciclos que a bateria se constitui, podendo mesmo aumentar gradualmente sua autonomia em mais de 15% de capacidade anunciada pelo fabricante.
    Mas isso só poderá acontecer se existir um conjunto de factores que, todos juntos, ajudarão nesse processo de formatação da baterias para uma longa vida.

    Fazer umas descargas profundas a um ritmo mais lento (na menor velocidade possível) fará uma formatação de toda a bateria e consequentemente uma maior amplitude energética, tal como quando uma pessoa, quando nova, pratica um desporto, de forma cuidada, que lhe proporcione uma elasticidade e resistência muito maior do que aquele que não praticou nenhum exercício físico.

    A colocação à carga também tem de ser repensada muito bem, pois também se peca por exagero. O facto de a bateria estar muito tempo com carga máxima, também não ajuda muito, pois existe também um stress de máxima tensão, originando um aquecimento e transpiração nas células, que se por um lado é bom, para manter todas muito bem balanceadas, por outro lado, fazendo-o todos os dias e durante muitas horas diariamente, provoca uma degradação muito acentuada. Tal como nós, seres vivos, não gostamos de estar empanturrados com comida, pois nos dificulta a digestão, teremos que elevar o metabolismo gastando mais energia e envelhecendo-nos mais depressa.
    O ideal para o carregamento seria carregar quando se tem a carga a menos de 80%, de modo a que o processo de finalização da carga termine poucas horas antes de o uso da viatura.

    Quando se tem menos de 80% de carga e sabemos que não vamos utilizar a viatura nas próximas semanas, deveremos carregar até uns 90%, e deixar os últimos 10% para a véspera da utilização, conforme o paragrafo anterior descreve.

    Existem formas de se saber mais ou menos qual a percentagens actual da carga das baterias, e outras formas muito exactas. Para uma não muito exacta medição, basta-nos ter alguma sensibilidade e capacidade de observação, com alguma pratica à mistura.
    Para uma rigorosa medição, existem uns CB's com informação mais do que suficiente para esse fim.
    Jorge Rocha
     
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  • @Artur se pudesse era com todo o agrado que deixava o veiculo a carregar, mas o local onde deixo o veiculo não tem nenhum ponto de luz.

    Conformo verifico no ponteiro de carga de bateria apenas se mexe 2 barras nem chega a ficar a meio a não ser naqueles dias mais frios.

    Desde que adquiri o veiculo poupei bastante gastava cerca de 30€ mensais já lá vão mais de 3 meses e o gasto do veiculo até agora ronda os 5€ de luz.

    Sei que as baterias de chumbo nao duram para sempre, mais prefiro investir quando for necessário 50€ em novas baterias de chumbo :)
    dariogarcia
     
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