VIBRAÇÕES NO GUIADOR.

03 dez 2014, 23:41

  • São várias as causas que contribuem para as vibrações dos guiadores das motas em geral e das eléctricas em particular e das scooters especialmente.
    Digo das eléctricas em particular porque a grande maioria delas, são motas estruturalmente pensadas para serem equipadas com motores de combustão interna.
    Quando reconfiguradas para motorização eléctrica são alterados ou transferidos pesos e cargas para outros pontos da máquina que vulgarmente constituem alterações de comportamento que não se verificam enquanto VCI. (veículo de combustão interna).

    Para compensar alguns desequilíbrios que provocam vibrações no guiador a determinadas velocidades, podem ser colocados pesos nas extremidades do guiador.
    Estes pesos são muito usados nas motas de combustão interna para reduzir as vibrações, mas também para proteger os punhos (principalmente o acelerador) em caso de queda para o lado direito.

    Algumas TOP CASE de maior dimensão, são fornecidas com pesos sobre-dimensionados exactamente para compensar o efeito que a MALETA pode provocar.

    Penso que as motas eléctricas não são geralmente equipadas com estes acessórios, porque os aceleradores magnéticos normalmente não são furados para os receber.
    afreitas
     
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04 dez 2014, 17:12

  • Ora aí está uma das razões de eu querer um acelerador extra para stock.

    Normalmente os aceleradores das eléctricas são muito frágeis. Eu um dia com calma ainda vou instalar esses protetor de punhos.

    Outro facto de o " guiador" vibrar tem a ver com jante desequilibrada e por vezes pneus com defeitos.

    Se for numa mota com alguns anos é prudente verificar folgas e o estado dos rolamentos.
    MRider
     
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05 dez 2014, 23:37

  • Os meus cinco cêntimos:

    Existe aqui uma certa confusão. Os pesos colocados na extremidade exterior dos punhos afinam a amplitude de vibração de mais alta frequência do guiador como num diapasão ou o nível de água num copo de cristal. Estas vibrações têm origem no motor CI e irregularidades do piso, são amplificadas pelo guiador devido a um efeito de ressonância e provocam desconforto e por vezes dores nos punhos.

    O problema mais grave que por vezes afecta por vezes as scooters eléctricas é a oscilação crescente do guiador quando se largam uma ou as duas mãos. Este problema não é corrigível com pesos na extremidade dos punhos.

    Mas atenção aos seguintes factos:

    1. Numa mota de pista dispendiosa quando se colocam suportes para malas traseiras laterais que unem dois pontos distintos do quadro é comum obter este efeito. Quando se retiram os suportes o efeito desaparece também.

    2. Nas motas da polícia quando se soldam os suportes da bagagem no quadro é comum obter este efeito.

    3. Existem unidades individuais de scooters CI Japonesas a rolar que sempre demonstraram este efeito desde novas.

    A origem destas vibrações é por vezes complexa e pode estar relacionada com:

    1.Pressão incorrecta dos pneus
    2. Desgaste anormal dos pneus
    3. Pneu ovalizado
    4. Jante danificada
    5. Folga nos rolamentos das rodas
    6. Roda não equilibrada
    7. Folga no rolamento de direcção
    8. Nível desigual de óleo nas forquilhas de suspensão dianteira
    9. Modificação no quadro da scooter
    10. Folga na fixação do braço oscilante traseiro (pivots em borracha em mau estado)
    11. Distribuição do peso na scooter
    12. Desalinhamento das rodas

    A ordem aqui não tem qualquer significado. Num determinado caso pode estar envolvido mais do que um factor.

    No quadro da Jonway (Predator) existe uma modicação em relação ao modelo a gasolina relacionada com a largura do compartimento traseiro da caixa de baterias de 60Ah. Esta modificação não está feita da forma mais correcta. É muito fácil isto resultar nos efeitos descritos acima.

    O quadro da scooter não pode ser demasiado rígido nem demasiado flexível. Qualquer modificação deve ser testada e confiada a profissionais.

    Já vi quadros de scooter serem reforçados ao nível da soldadura e depois o resultado final foi a scooter ficar completamente inguiável com ou sem mãos no guiador.
    MVS
     
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