São várias as causas que contribuem para as vibrações dos guiadores das motas em geral e das eléctricas em particular e das scooters especialmente.
Digo das eléctricas em particular porque a grande maioria delas, são motas estruturalmente pensadas para serem equipadas com motores de combustão interna.
Quando reconfiguradas para motorização eléctrica são alterados ou transferidos pesos e cargas para outros pontos da máquina que vulgarmente constituem alterações de comportamento que não se verificam enquanto VCI. (veículo de combustão interna).
Para compensar alguns desequilíbrios que provocam vibrações no guiador a determinadas velocidades, podem ser colocados pesos nas extremidades do guiador.
Estes pesos são muito usados nas motas de combustão interna para reduzir as vibrações, mas também para proteger os punhos (principalmente o acelerador) em caso de queda para o lado direito.
Algumas TOP CASE de maior dimensão, são fornecidas com pesos sobre-dimensionados exactamente para compensar o efeito que a MALETA pode provocar.
Penso que as motas eléctricas não são geralmente equipadas com estes acessórios, porque os aceleradores magnéticos normalmente não são furados para os receber.