Transformar uma scooter numa bicicleta elétrica


  • Caros,

    Um dos visitantes do http://www.scooters-eletricas.com/ colocou-nos esta dúvida:

    "Boa tarde.Tenho uma questão,não sei se me saberão responder...é possível transformar uma scooter numa bicicleta elétrica(quáse scooter)e que póssa circular na vía publica?Muito obrigado."

    Um questão pertinente, e que pode fazer algum sentido, para a qual solicito a vossa ajuda.
    RAA
     
    Mensagens: 199
    Registado: 16 mai 2014, 01:17
    Localização: Matosinhos


  • Quanto à questão de poder circular na via pública, penso que não haverá problema se na conversão puderem ser adicionados pedais e o motor não tiver potência superior a 250W. Penso que nessas condições o veículo passa a ser equiparado a velocípede, não precisando de matrícula nem de registos de propriedade. Pelo que ouvi dizer a homologação de veículos convertidos a eléctricos consegue ser uma grande chatice. Sendo considerado velocípede penso que se evita a questão.

    Agora a nível técnico não faço a mínima ideia de como fazer, mas tenho a vaga impressão de ter lido em algum lado de uma scooter CI convertida a eléctrica.
    rnlcarlov
     
    Mensagens: 143
    Registado: 27 mai 2014, 16:12
    Localização: Lisboa


  • Pode tecnicamente ser feito? Pode.

    O custo seria sempre superior à aquisição de uma quase-scooter mais "performante" nova.

    As quase scooters (= bicicleta eléctrica) têm limitações impostas por lei ao nível da potência e forma de utilização (pedais e sistema pedelec ou similar). As transformações necessárias e o excesso de peso de uma scooter CI conjugados com as limitações legais referidas vai tornar o novo veículo muito pouco interessante por quase todos os prismas (custo, prestações, etc.). Em alguns países da UE (caso Espanhol) existe inclusivamente um limite de peso para as bicicletas eléctricas penso não ser o caso Português.

    Pessoalmente não recomendo tal investimento.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Se tiver uma scooter CI, a qual representa para si um bem com valor estimativo ou que de alguma forma marca uma época da sua vida, que lhe faz recordar pessoas ou momentos e agora considera que a deve manter a rolar mas com uma forma mais limpa de propulsão, então força, comece a desenhar, a projectar e se for o caso a orçamentar.

    Se a scooter CI não representa muito, só compensará meter-se nessa "aventura" se tiver tempo, pachorra, conhecimentos, necessidade ou vontade de fazer coisas interessantes na vida e dinheiro a mais. Se assim é então força, comece a desenhar, a projectar.

    Depende do modelo de scooter que tem, mas há uma peça que poderá constituir uma grande complexidade do ponto de vista do alinhamento da futura bicicleta, do conforto e sobretudo da segurança: É a escora traseira, é a peça móvel que suporta o motor e que recebe a parte inferior do amortecedor ou dos amortecedores.

    O PROCESSO MAIS SIMPLES É COM MOTOR DO TIPO "HUB" - INSTALADO NO INTERIOR DA RODA TRASEIRA.
    Instalar um veio com rolamentos para adaptação dos pedais com roda de imãns e sensor PEDALEC e com a roda pedaleira devidamente alinhada com a roda livre instalada no motor para que a corrente de transmissão se mantenha também alinhada e sem saltar das rodas dentadas, esta tarefa também é algo complicada:

    PARA ALÉM DE OUTROS COMPONENTES COMO CAIXA PARA SUSTENTAR BATERIAS E OUTROS QUE AGORA NÃO ME OCORREM,TERÁ DE ADQUIRIR TODOS OS COMPONENTES DA LISTA ANEXA:

    Pelas minhas contas, desprezando custos com portes de peças, viagens, trabalho proprietário, etc. Mas contando com trabalho externos de tornearia, serralharia. soldadura, etc. etc. a transformação deverá rondar os 1.400.00 euros.
    afreitas
     
    Mensagens: 724
    Registado: 10 mai 2014, 02:56



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