A ideia das baterias de duplo eléctrodo de carbono não é nova, a primeira patente é de 1989.
A empresa Japan Power Plus que está neste momento a desenvolver esta tecnologia é relativamente desconhecida e não tem ainda uma boa reputação firmada.
A informação disponível é ainda muito escassa.
Estamos a falar de células de 5,2V com uma densidade de energia 400Wh/Kg e 3000 ciclos de vida contituídas por materiais 100% recicláveis e não poluentes. De salientar ainda que permitem uma carga 20X mais rápida que as tradicionais tecnologias de lítio. What's the catch?
Para termos um termo de comparação:
Uma Vortex NWR 9000 tem 50Kg de baterias LiFePO4 com cerca de 4,6KWh e faz 100Km por carga a andar bem para uma vida estimada do pack de 160.000Km. Poderia carregar completamente em uma hora (carga rápida).
A mesma scooter com esta nova tecnologia e os mesmos 50Kg de baterias teria 17,5Kwh e faria 380Km por carga a andar bem para uma vida estimada do pack de mais de 900.000km. Poderia teóricamente carregar completamente enquanto se toma um bom pequeno almoço. Usei uma densidade mais prudente de 350W/Kg para compilar este comparativo.
Tudo isto deve ser cuidadosamente confirmado. De bolha em bolha especulativa fomos trazidos até ao atoleiro em que o mundo se encontra.
Espero realmente que a produção em massa desta tecnologia promissora veja um dia a luz do dia se se confirmarem a maior parte dos aspectos positivos desta tecnologia.