Baterias sem degradação?

27 mai 2014, 00:20


  • A ideia das baterias de duplo eléctrodo de carbono não é nova, a primeira patente é de 1989.

    A empresa Japan Power Plus que está neste momento a desenvolver esta tecnologia é relativamente desconhecida e não tem ainda uma boa reputação firmada.

    A informação disponível é ainda muito escassa.

    Estamos a falar de células de 5,2V com uma densidade de energia 400Wh/Kg e 3000 ciclos de vida contituídas por materiais 100% recicláveis e não poluentes. De salientar ainda que permitem uma carga 20X mais rápida que as tradicionais tecnologias de lítio. What's the catch?

    Para termos um termo de comparação:

    Uma Vortex NWR 9000 tem 50Kg de baterias LiFePO4 com cerca de 4,6KWh e faz 100Km por carga a andar bem para uma vida estimada do pack de 160.000Km. Poderia carregar completamente em uma hora (carga rápida).

    A mesma scooter com esta nova tecnologia e os mesmos 50Kg de baterias teria 17,5Kwh e faria 380Km por carga a andar bem para uma vida estimada do pack de mais de 900.000km. Poderia teóricamente carregar completamente enquanto se toma um bom pequeno almoço. Usei uma densidade mais prudente de 350W/Kg para compilar este comparativo.

    Tudo isto deve ser cuidadosamente confirmado. De bolha em bolha especulativa fomos trazidos até ao atoleiro em que o mundo se encontra.

    Espero realmente que a produção em massa desta tecnologia promissora veja um dia a luz do dia se se confirmarem a maior parte dos aspectos positivos desta tecnologia.
    MVS
     
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  • Calma MVS, as bolhas especulativas que falas são relativas a operações financeiras, não cientificas. O mundo está num atoleiro devido à supressão cientifica, nomeadamente à ofuscação das mais promissoras novidades. Que é frustante...muito. Por exemplo ainda estou à espera do aparecimento das baterias capacitivas cuja degradação também penso ser reduzida e a densidade elevada da EEstor (as EESUs - electric energy storage units). A ZENN continua detentora exclusiva da sua comercialização mas a EEstor está com dificuldade no financiamento de pesquiza e desenvolvimento das EESUs.

    http://www.zenncars.com/
    Thor
     
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  • Certo. A empresa Japan Power Plus está também vulnerável á procura de financiadores.

    Com especulação refiro-me a algumas reivindicações de avanços na tecnologia das baterias que por uma razão ou outra nunca chegaram ao mercado. A gestão destas expectativas em que toda a gente tem os olhos postos provoca movimentos bolsistas. Andam engenheiros da Tesla imiscuídos neste projecto.

    O Elon Musk (que eu admiro) triplicou a sua fortuna no ano passado, no mesmo ano as acções da Tesla Motors subiram 625%, as acções da SolarCity subiram 340% e a SpaceX foi avaliada e 4 biliões de USD em Março de 2013.

    Que remédio tem a ciência e a finança senão andarem de mãos dadas. A investigação científica séria nestes campos com vista á massificação de produção consome recursos avultados.

    Apesar de tudo isto dentro de um Tesla estão células Panasonic 18650 idênticas ás do meu portátil.
    MVS
     
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