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Escolha de capacete

MensagemEnviado: 29 mai 2014, 16:43
por RAA
Boa tarde,

Após a concentração de Braga, e ter ido como pendura com o capacete da minha esposa, percebi que faz algum sentido investir num capacete de qualidade/custo razoável.

Fui à SportZone, mas agora parece que já não vendem capacetes.

Solicito a vossa ajuda sobre a marca/modelo de capacete que aconcelham, onde poderei comprar, e preço.

Já tive um Nolan em tempos, quando conduzia uma mota a combustão, que após o acidente foi para o lixo. Na altura, paguei cerca de 300 euros. Pretendia um capacete bem mais barato, pois as viagens para já vão ser reduzidas, e quando as fizer vão ser principalmente numa "quase scooter".

Digam lá de vossa justiça o que devo comprar! :)

Obrigado

Re: Escolha de capacete

MensagemEnviado: 29 mai 2014, 17:03
por marcopns
Eu tenho um Nexx X30 e recomendo.


A Nexx é uma marca nacional, com fábrica em Amoreira da Gandara (perto da Gingabike). Têm os capacetes mais leves do mercado, característica muito importante numa viagem longa. Têm uma excelente qualidade de construção e foram a fábrica escolhida para produzir os capacetes Hugo Boss.

Re: Escolha de capacete

MensagemEnviado: 29 mai 2014, 17:05
por jasmim
Eu sou adepto de capacetes modulares (parte do queixo sobe) Acho prático para o verão, protege do frio no inverno. Para quem usa óculos também é melhor. Creio que todos vêm, para além da viseira branca, com uma segunda viseira escurecida integrada que funciona como óculos de sol.
O melhor nesta gama, é o Schberth C1; C2 ou C3. Tem um isolamento acústico imbatível, tanto que quando parado, é necessário retirar o capacete para se poder falar com alguém.
Estamos a falar em capacetes na ordem dos 400-500 eur. Comprei o meu usado num leilão do Ebay, bem mais barato. Depois disto, não quero outra coisa.

Re: Escolha de capacete

MensagemEnviado: 29 mai 2014, 17:10
por RAA
jasmim Escreveu:Eu sou adepto de capacetes modulares (parte do queixo sobe) Acho prático para o verão, protege do frio no inverno. Para quem usa óculos também é melhor. Creio que todos vêm, para além da viseira branca, com uma segunda viseira escurecida integrada que funciona como óculos de sol.
O melhor nesta gama, é o Schberth C1; C2 ou C3. Tem um isolamento acústico imbatível, tanto que quando parado, é necessário retirar o capacete para se poder falar com alguém.
Estamos a falar em capacetes na ordem dos 400-500 eur. Comprei o meu usado num leilão do Ebay, bem mais barato. Depois disto, não quero outra coisa.


Obrigado pela tua pronta resposta. Mas, está fora do meu orçamento! Parece ser um excelente capacete, mas vou ter de optar por outro... ou arranjar um usado... :)

Re: Escolha de capacete

MensagemEnviado: 29 mai 2014, 17:20
por jasmim

Re: Escolha de capacete

MensagemEnviado: 29 mai 2014, 17:34
por MRider
Eu era gajo para me juntar a um grupo para comprar um capacete modular.

Sei que não devemos poupar na segurança, mas também pretendia algo barato :mrgreen:

Re: Escolha de capacete

MensagemEnviado: 29 mai 2014, 17:39
por RAA
MRider Escreveu:Eu era gajo para me juntar a um grupo para comprar um capacete modular.

Sei que não devemos poupar na segurança, mas também pretendia algo barato :mrgreen:


É uma questão de vermos quem mais está interessado e, depois, fazemos uma encomenda conjunta, de forma a negociar e obter um bom desconto! :)

Re: Escolha de capacete

MensagemEnviado: 29 mai 2014, 18:00
por marcopns
O meu também é modular e tem protecção do queixo mesmo aberto. É isto:


Importante também o pinlock. O pinlock é uma película anti-embaciamento. O meu capacete não tinha, mas eu comprei uma universal e cortei ao tamanho da viseira.

Um comparativo... Nexx X30,Schuberth C2 e o NAU N47 Dominator
http://moto-teste.blogspot.pt/2012/02/nexx-x30-por-andre-paiva.html
Antes de mais convém salientar que, nos últimos anos, apenas utilizei dois capacetes: o Schuberth C2 e o NAU N47 Dominator. É portanto inevitável estabelecer comparações.

Nunca tinha experimentado a marca NEXX, apesar das boas referências que fui ouvindo aqui e ali. Esta foi, portanto, a minha estreia e devo dizer que é com prazer que afirmo que afinal o que é nacional, também é bom!


Mas vamos por partes...

Aspectos gerais:
O X30 tem um aspecto robusto e aparenta ser mais pesado do que na realidade é. Trata-se, isso sim, do modular mais leve que tive nas mãos e sente-se de forma clara na sua utilização diária, seja na cabeça, seja quando o transportamos na mão ou no braço.

A estética poderá agradar a uns e desagradar a outros, entrando um pouco na linha -Star Wars: Darth Vader- mas não de forma escandalosa. Se agrada aos mais vanguardistas, poderá não agradar aos adeptos de linhas mais clássicas.

Apesar de o meu X30 ser em preto mate não tenho notado, até à data, o registo das minhas impressões digitais, como é típico neste tipo de acabamento. Ou o mérito cabe à Nexx ou eu tenho andado com as mãos excepcionalmente limpas. Esta foi portanto uma agradável surpresa.

Há duas curiosidades em relação a este modelo:
Uma é a barra protectora ao nível do queixo, que o torna estruturalmente semelhante a um integral e que garante total segurança, quer esteja a frente aberta ou fechada. Esta é, na minha opinião, uma ideia genial dado que, como é do conhecimento de todos, o problema dos modulares está precisamente na fraca protecção facial quando se encontra na posição de aberto.

A outra particularidade está no facto de a viseira não abrir de forma independente. É apenas possível abrir a frente por completo. Isto poderá constituir um problema para os mais claustrofóbicos, ainda que para mim não o seja. Embora seja apenas especulativo, penso que esta decisão da marca se deve à tentativa de tornar o capacete -ainda mais- leve e menos ruidoso e se essa era a ideia, conseguiu-o.
Para os que, ainda assim, vêem neste ponto um problema, foi já lançado o X30.V em que a viseira abre de forma independente.


Insonorização:
Neste ponto sou suspeito para falar. Como já referi, venho de um Schuberth C2, que é uma referência no que à insonorização diz respeito. Noto, como é inevitável, que no X30 não é tão eficaz, nem tem obrigação de ser. Mas, não ser eficaz, não significa que seja mau. Está dentro dos parâmetros ditos normais. Uma vez que o uso frequentemente em regime citadino, acaba por ser benéfico dada a maior percepção do meio envolvente, o que não acontecia com o C2 em que, não raras vezes, não me apercebi de veículos próximos por não os ouvir. Ao mesmo tempo, não é incomodativo a velocidades mais elevadas mas admito que a marca podia ter feito um pouco melhor. Se ao C2 atribuo um -9-, ao X30 atribuo um -7-.


Interiores:
Curiosamente o X30 parece-me melhor acabado do que o C2 que, como se sabe, pertence a uma gama superior. A cabeça encaixa como uma luva, os forros são totalmente amovíveis e laváveis e as esponjas parecem formar um molde da estrutura craniana que permite que o capacete fique completamente “colado”, de forma agradável e não incomodativa. Aqui terei que atribuir um -9- ao X30.


Visibilidade:
Este é mais um aspecto em que se torna inevitável a comparação com o C2 e com o N47. Dos três capacetes, o X30 é o que tem menor amplitude. O N47 consegue um excelente campo de visão dada a sua natureza off-road. O C2 é um modular que se distingue por ter dos maiores ângulos de visão da sua classe, inclusive superior a alguns integrais. O X30, por sua vez, fica-se pelos ângulos “standard”, o que obriga a rodar mais o pescoço quando olhamos para trás ou quando queremos confirmar o ângulo-morto do espelho retrovisor. De salientar que esta situação se verifica apenas com a frente do capacete fechada. Na posição de aberto, não encontramos qualquer obstáculo.

Superior ao C2 é versatilidade de posições de abertura da parte frontal. Se no C2 apenas podemos tê-lo totalmente fechado ou totalmente aberto, no X30 podemos abri-lo ligeiramente para permitir entrada de ar extra, ainda que as entradas de ar previstas cumpram bem a função, ou podemos mantê-lo abaixo da posição máxima em aberto, de forma a criar uma pala tapa-Sol, semelhante à do N47.

Este capacete é dotado de uma viseira escura interna, comandada por um botão externo, na lateral esquerda do capacete. É das melhores que já experimentei, mais uma vez superior à do C2. No X30, a viseira abrange quase na totalidade o campo de visão, o que não acontece em muitos casos, onde este se divide de forma incomodativa entre -zona escura- e -zona clara-.


Conclusão:
Este é um capacete que me surpreendeu -muito- pela positiva. Na realidade não esperava que o X30 superasse em qualquer ponto o C2, sendo este último um capacete considerado de gama superior quer na qualidade, quer no preço. Assim, parece-me óbvio que o objectivo da Nexx de -marcar pontos no mercado- foi atingido, tanto que, desde que tenho o Nexx em mãos, o C2 está encostado. Não invalido a hipótese de voltar a pegar neste último mas penso que só o farei quando realizar viagens longas, onde a superior insonorização poderá ser uma mais-valia.
Se tivesse que escolher, hoje, entre um deles, tendo em conta a enorme diferença de preço e sabendo o que agora sei, teria sem dúvida optado pelo Nexx.

E, claro, terei todo o prazer em receber, por parte da marca, um X30.V e relatar as diferenças face ao modelo anterior. Ainda que tal seja improvável, atirar barro à parede nunca fez mal a ninguém ;)

André Paiva

Re: Escolha de capacete

MensagemEnviado: 29 mai 2014, 18:25
por RAA
Face ao exposto até ao momento, procuro capacete usado, marca NEXX, modelo X30, a preço "reduzido"! :)

Re: Escolha de capacete

MensagemEnviado: 29 mai 2014, 18:29
por marcopns
RAA Escreveu:Face ao exposto até ao momento, procuro capacete usado, marca NEXX, modelo X30, a preço "reduzido"! :)

Muito cuidado com os capacetes usados... rejeita-o se notares algum sinal de queda.

http://nelas-viseu.olx.pt/capacete-nexx-x30-iid-436805681

Se for necessário, tenho esponjas em casa que fazem o tamanho XS e M, que posso ceder.