O Batotinha não fez batota! Já o jornalista...
Ajuda-me a desconfiar da veracidade das palavras deste jornalista (que gosta de luxos/partir sem destino só para queimar gasolina) quando refere as autonomias.
Com mais de 50.000Km rodados em scooter's electricas e entre as mais variadas chinesas/marcas brancas, já tive mais do que provas do tipo de autonomias que se podem fazer com cada KWh de capacidade a todas as velocidades até 115Km/h (por GPS).
Com média de 65Km/h (em condução urbana em hora movimentada) cada KWh pode render facilmente 15Km. Ora com 8KWh desta BMW C Evolution, se fariam 120Km com uma carga.
Já o fiz várias vezes quando saí de Aveiro por estradas nacionais em direcção ao Porto, em horas de ponta, chegando em alguns dias até a fazer render 20Km/KWh para os 65Km/h de velocidade média.
Se fizerem as contas, os 18 minutos para se gastar 90% de 8KWh passa a ser 400Wh/minuto. Ora mais uma vez isto só pode ser impossivel. Teria que estar a gastar uma média de 24.000W. São só 33Cv de força constantes. Daria para andar a velocidades proximas de 180Km/h em auto-estrada. Verifiquem uma mota com 33Cv qual a velocidade máxima obtida.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kawasaki_Ninja_EX_250RA tecnologia já existe e já está nas nossas estradas, com vários milhares de Kms de prova rodados. Na Maxi-scooter do Markito, também com 8KWh de capacidade de baterias LiFePO4, faz-se muito facilmente 200Km desde que não se ultrapasse dos 65Km/h. Em pouco mais de ano e meio já conta com 60.000Km realizados e as baterias sem se notar perdas (trabalho JR Lab com, pequena ajuda RJSC, materiais chineses comprados à Gingabike e baterias à Sinopoly).
Será necessário equacionar se os eléctricos são do futuro? Ou serão os CI's já do passado?
Eu não tenho a menor duvida!
P.S. - a BMW ainda não conhece o JR lab, para obter espaço para 2 capacetes integrais numa mota eléctrica daquela envergadura... :lol: