Página 2 de 2

Re: Motos e Scoters eletricas

MensagemEnviado: 28 nov 2016, 11:53
por Jorge Rocha
Não devemos misturar as coisas. Uma coisa é um produto poder ainda sofrer alguns melhoramentos, outra totalmente diferente é ter má qualidade em todos os componentes.

Dentro de um vasto grupo de utilizadores de veículos eléctricos, existe na maior percentagem a satisfação geral. Não significa que não haja nada a melhorar mesmo para o utilizador mais satisfeito.

Saber distinguir o que é de boa qualidade ou de fraca qualidade também depende muito do ponto de vista e de uso de cada utilizador.

No caso dos veículos Vortex, mesmo eu tendo razões de queixa entre alguns veículos que recebo, de modo geral a avaliação é satisfatória. Trabalho com muitas marcas, entre as de origem chinesa de vários importadores distintos, até às de fabrico europeu ou americano, onde já se espera um maior nível de qualidade, mas onde se encontra sempre algo onde se poderia melhorar.

Acontece com os veículos eléctricos e com todos os outros.

Estar atento e dar resolução aos problemas para que não mais voltem a persistir é missão que alguns de nós portugueses gostamos de fazer, e com um índice de sucesso elevado. Faz parte da natureza a evolução, muito embora haja quem parece gostar persistir no erro, como se lhe oferecesse alguma vantagem.


Uma das coisas que mais problemas tem dado é mesmo o das baterias de chumbo, onde para quem anda muito sua substituição pode ter de ser muito frequente, invalidando o conceito da economia.

A informação deverá estar ao alcance de quem pretende adquirir o produto, e todas as vantagem e desvantagens deverão ser analisadas com a máxima atenção, para então poder chegar à melhor escolha.

Devo lembrar que as baterias de lítio estão em grande no que respeita a melhorar tecnologias, e seu preço também tem diminuído bastante nos últimos anos, e com tendência a diminuir até 2025.

Mesmo hoje, já existe solução de baterias de lítio, que fica muito mais em conta dos que as baterias de chumbo, tendo em conta a sua durabilidade (que se determina pelo numero de quilómetros alcançáveis durante a vida útil das mesmas), podendo mesmo chegar a ficar a menos de um terço do preço do que as de chumbo.

Re: Motos e Scoters eletricas

MensagemEnviado: 08 dez 2016, 14:16
por cuttysark76
Para a distância e percurso descritos, só pode equacionar um motociclo. Os únicos fiáveis de fábrica são a BMW, Brammo e as Zero.

Melhoradas por quem sabe qualquer uma.

Re: Motos e Scoters eletricas

MensagemEnviado: 09 dez 2016, 02:03
por Jorge Rocha
Podem assim alguns usuários deste forum, pensarem que a Vectrix não existe, ou que já morreu... quando ainda no passado mês pedi duas novas matrículas para o modelo VX1. Com a possibilidade de pedir o equipamento personalizado, conforme o pretendido pelo cliente. Coisa que não vejo a acontecer noutras marcas, das que se dizem vivas.
Volto a insistir, mesmo as melhores marcas não são perfeitas.
Também não será justo retirar qualquer marca das possibilidades, sem saber que tipo de condutor, ou que tipo de trajetos irá fazer.
Existem algumas de marca branca (digo branca por não determinar o fabricante) que com alguns retoques e cuidados, se pode passar da barreira dos 100.000Km, com as baterias originais.
Não conheço ainda nenhum exemplo destes numa das grandes marcas.
Já agora, e para que não se fique na ignorancia, existem lojas/oficinas que se dedicam exclusivamente a veiculos eléctricos, onde se pode pedir os melhores esclarecimentos sobre os mesmos, e onde se pode fazer testes drives, personalizações, melhoramentos, para todos os fins, incluindo a compra de novos ou usados com as melhores garantias.
Mesmo que ainda, neste momento, estes negócios não sejam os mais rentáveis, por ser tudo muito novo e onde o conhecimento se está a fazer, quando muito esforço se faz, os bons resultados aparecem. Falo "bons" tendo em conta a sustentabilidade e não o lucro.
A sustentabilidade é o segredo para a felicidade.

Re: Motos e Scoters eletricas

MensagemEnviado: 09 dez 2016, 11:31
por cuttysark76
Exactamente, tal como disse, melhorada por quem sabe, qualquer uma! A Vectrix não é uma mota fiável saída de fábrica. Software mal desenhado e baterias sub-dimensionadas fazem com que dure meses.
Se a potência das Vectrix tivesse sido estrangulada à dimensão das baterias seria uma mota para a vida, mas homologada como ciclomotor!