iBMS by Interflexo
Enviado: 19 mai 2014, 12:03
Passo a apresentar o sistema iBMS para gestão de packs de baterias em série.
O sistema foi inteiramente desenvolvido em Portugal pela Interflexo ao longo dos últimos 3 anos e cobre utilizações variadas desde bicicletas a quadriciclos de Golf c/ 1100Kg de peso bruto e vários tipos de química de baterias.
Principais características gerais do iBMS:
Controlo por microprocessador de 16 bit (PIC18F86K22 @ 16Mhz), ADCs de 12 bit e registo de dados em EEPROM.
Configurável de 4 a 32 células em série.
Compatível com as químicas LiFePO4, Li-Ion e SLA.
Arquitectura centralizada.
Acesso em tempo real á voltagem de cada bateria, 26 outras variáveis de telemetria, registo de eventos e 24 parâmetros de configuração via interface LCD destacável.
Protecção programável individual de cada célula contra voltagem excessiva ou demasiado baixa com compensação de temperatura ambiente e corrente opcional.
Balanceamento superior resistivo individual de cada célula (240mA) com ajuste programável á voltagem específica do carregador.
Corte automático das correntes individuais de bleed para eliminação de erros de leitura de voltagem de cada célula motivados por queda de tensão.
Cálculo do estado de carga (SOC - Coulomb counting).
Avisos sonoros de fim de balanceamento e condições de erro.
Protecção electrónica programável contra curto-circuitos com um tempo de resposta inferior a 50us.
Protecção contra sobrecargas (I2t) programável no firmware.
Protecção programável contra sobre intensidade na carga e descarga.
Circuito de pré-carga programável para protecção do controlador do motor.
Saídas de uso opcional para comando de relés SSR de carga e descarga de acessórios.
Input p/ sensor de velocidade.
Saída PWM para indicação de SOC (Estado de carga).
Aproveitamento programável do voltímetro do painel do VE para indicação fidedigna do estado de carga do pack.
Entradas e saídas (analógicas e digitais) para uso diverso (Throtle control, LEDs, etc.)
Comando de ventoinha de arrefecimento para posicionamentos desfavoráveis do PCB.
Relés sólidos de baixa impedância para o path de potência com controlo individual (carga / descarga) até 11KW nominais.
Compatível com carregadores de carga rápida igual ao valor nominal de descarga do BMS.
Compatível com carregadores com uma tensão nominal superior ao valor pack.
Compatível com carregadores de rectificação a meia onda ou onda completa de elevada potência.
PCBs diversificados conforme número de células (16/24/32), potências e química (SLA / Lítio)
Firmware actualizável on-site.
Projecto, desenvolvimento, fabrico e montagem Português.
Suporte e reparação em Portugal.
5 anos de garantia
Interface LCD:
Disponibiliza o acesso em tempo real ao estado de carga de cada bateria, 26 outras variáveis de telemetria, registo de eventos e 24 parâmetros de configuração.
Pode ser usada como computador de bordo ou como painel destacável.
Permite efectuar diagnósticos ao BMS, baterias, carregador, motor, instalação eléctrica do veículo e á performance eléctrica.
Permite também analisar todos os aspectos relevantes do historial do uso do pack de baterias para execução de garantias.
Manual do utilizador da interface LCD (em Inglês):
http://www.interflexo.com/images/iBMS/iBMS%20LCD%20Interface%20User%20Manual.pdf
O rendering das fonts usadas p/ o LCD no manual está por vezes ilegível no Firefox e correcto no IE e no Chrome. No Firefox basta fazer save no disco local e depois abrir directamente o ficheiro pdf. Aí o rendering das fonts já funciona.
Exemplo de esquema eléctrico:
http://www.interflexo.com/images/iBMS/EcoRider/Wiring%20EcoRider%20BMS24%20V2_01%2060V%2020%20Cells.pdf
Põe-se precisamente aqui o mesmo problema com os browsers. A solução é a mesma.
O sistema foi inteiramente desenvolvido em Portugal pela Interflexo ao longo dos últimos 3 anos e cobre utilizações variadas desde bicicletas a quadriciclos de Golf c/ 1100Kg de peso bruto e vários tipos de química de baterias.
Principais características gerais do iBMS:
Controlo por microprocessador de 16 bit (PIC18F86K22 @ 16Mhz), ADCs de 12 bit e registo de dados em EEPROM.
Configurável de 4 a 32 células em série.
Compatível com as químicas LiFePO4, Li-Ion e SLA.
Arquitectura centralizada.
Acesso em tempo real á voltagem de cada bateria, 26 outras variáveis de telemetria, registo de eventos e 24 parâmetros de configuração via interface LCD destacável.
Protecção programável individual de cada célula contra voltagem excessiva ou demasiado baixa com compensação de temperatura ambiente e corrente opcional.
Balanceamento superior resistivo individual de cada célula (240mA) com ajuste programável á voltagem específica do carregador.
Corte automático das correntes individuais de bleed para eliminação de erros de leitura de voltagem de cada célula motivados por queda de tensão.
Cálculo do estado de carga (SOC - Coulomb counting).
Avisos sonoros de fim de balanceamento e condições de erro.
Protecção electrónica programável contra curto-circuitos com um tempo de resposta inferior a 50us.
Protecção contra sobrecargas (I2t) programável no firmware.
Protecção programável contra sobre intensidade na carga e descarga.
Circuito de pré-carga programável para protecção do controlador do motor.
Saídas de uso opcional para comando de relés SSR de carga e descarga de acessórios.
Input p/ sensor de velocidade.
Saída PWM para indicação de SOC (Estado de carga).
Aproveitamento programável do voltímetro do painel do VE para indicação fidedigna do estado de carga do pack.
Entradas e saídas (analógicas e digitais) para uso diverso (Throtle control, LEDs, etc.)
Comando de ventoinha de arrefecimento para posicionamentos desfavoráveis do PCB.
Relés sólidos de baixa impedância para o path de potência com controlo individual (carga / descarga) até 11KW nominais.
Compatível com carregadores de carga rápida igual ao valor nominal de descarga do BMS.
Compatível com carregadores com uma tensão nominal superior ao valor pack.
Compatível com carregadores de rectificação a meia onda ou onda completa de elevada potência.
PCBs diversificados conforme número de células (16/24/32), potências e química (SLA / Lítio)
Firmware actualizável on-site.
Projecto, desenvolvimento, fabrico e montagem Português.
Suporte e reparação em Portugal.
5 anos de garantia
Interface LCD:
Disponibiliza o acesso em tempo real ao estado de carga de cada bateria, 26 outras variáveis de telemetria, registo de eventos e 24 parâmetros de configuração.
Pode ser usada como computador de bordo ou como painel destacável.
Permite efectuar diagnósticos ao BMS, baterias, carregador, motor, instalação eléctrica do veículo e á performance eléctrica.
Permite também analisar todos os aspectos relevantes do historial do uso do pack de baterias para execução de garantias.
Manual do utilizador da interface LCD (em Inglês):
http://www.interflexo.com/images/iBMS/iBMS%20LCD%20Interface%20User%20Manual.pdf
O rendering das fonts usadas p/ o LCD no manual está por vezes ilegível no Firefox e correcto no IE e no Chrome. No Firefox basta fazer save no disco local e depois abrir directamente o ficheiro pdf. Aí o rendering das fonts já funciona.
Exemplo de esquema eléctrico:
http://www.interflexo.com/images/iBMS/EcoRider/Wiring%20EcoRider%20BMS24%20V2_01%2060V%2020%20Cells.pdf
Põe-se precisamente aqui o mesmo problema com os browsers. A solução é a mesma.