Caro Sr.coiso.
Eu explico e vou tentar explicar de forma clara, acertiva e conclusiva.
Há duas formas de fabricar veículos eléctricos, designadamente scooters.
1 – A forma primária.
2 – A forma secundária.
A primária, é forma mais correcta de se produzir um veículo e significa produzir um veículo de raíz. Ou seja:
Projectar o veículo para ser eléctrico e só para ser eléctrico.
Sendo projectado de raiz, são tidas em contas uma grande quantidade de variáveis de ordem estrutural, designadamente ao nível do quadro, distribuição das cargas, resistência de materiais, etc. podem ser calculadas e recalculadas usando ferramentas disponíveis como: Desenhos tridimensionais, robótica, assistência informática, etc. a obtenção de resultado final mais afinado é facilitada.
A secundária, consiste em aproveitar veículos que foram projectados para receber motores de combustão interna adaptando-os para veículos eléctricos.
Esta última forma, (secundária) resulta em veículos muito mais baratos visto que grande parte do custo com projecto, desenvolvimento, ferramentas, moldes plásticos, cunhos, cortantes, etc. está amortizado ou em vias de ser.
Devido a que as scooters eléctricas ainda não se vendem em quantidades significativas, não são atingidos níveis de economia de escala capazes de dar sustentabilidade às empresas que optam por produzir scooters eléctricas de raiz.
Que eu saiba só há duas marcas que optaram por produzir scooters eléctricas de raíz: A VECTRIX e a BMW. A BMW por todo o saber de experiência feito (Máquinas, Motores de avião, Motos e Automóveis de elevada qualidade), bem como pela saúde financeira que apresenta em resultado da alternativa que tem noutros negócios, bem pode suportar o elevado prejuízo que cada veículo eléctrico constitui.
A VECTRIX, pela falta de saber de experiência feito e por não ter outros negócios que suportassem os prejuízos, restou-lhe falir duas vezes. A acrescentar a tudo isto, a VECTRIX não soube criar um bom produto. Refiro-me a Baterias, BMS e Firmware, além da escassa autonomia para um veículo deste nível e preço. Não fora alguns técnicos pelo mundo fora Portugueses incluídos e teríamos as sucatas cheias de VECTRIX novas.
Ao contrário da forma primária de construir scooters eléctricas, a qual é insustentável, a forma secundária mantém no activo uma dezena de marcas.
Sr. Coiso.
Quanto à sua questão: não percebi que preparações são essas, tem a ver com normas do nosso territorio ou tem a ver com normas da CEE ou para poderem circular com seguranca nas nossas estradas ?
Respondo-lhe em meia dúzia de pontos:
1 – Na forma secundária de produzir scooters eléctricas, é necessário fazer adaptações que não se verificam num veículo de raíz. O quadro não foi pensado para receber um grupo de baterias com o volume e o peso necessários ao bom desempenho do veículo, nem para instalar controlador, conversor, cablagem eléctrica complexa, etc.
3 – Os chineses têm boa engenharia. As adaptações não são executadas com recurso à engenharia mas sim por pessoal com qualificação média/baixa.
4 – Sabendo isso, a Gingabike tem a preocupação de rectificar e fiscalizar os trabalhos executados pelo tal pessoal chinês de média/baixa qualificação e daí as preparações que refere ou pergunta. Desta forma, sabemos que colocamos no mercado produtos de elevada qualidade e fiabilidade. É a diferença da Gingabike relativamente às marcas que colocaram e continuam a colocar produtos no mercado sem a devida adequação.
5 – Substituimos o BMS pelo SIGAL e configuramos o softwere à realidade do país ou da região onde vendemos as scooters e o perfil do utilizador, não para cumprir normas ou para circularem com segurança, mas sim para evitar tudo o que aconteceu à VECTRIX que deixou um rasto de milhões de prejuízos à própria VECTRIX e sobretudo aos importadores e clientes
6 – As scooters VORTEX, foram todas certificadas por institutos de acreditação europeia o qual emitiu certificados de conformidade CE cujos originais estão em nosso poder.
Graças aos Chineses, andamos de scooter eléctrica. Caso contrário andaríamos de BMW, se tivermos 16.000 eur ou de scooters a gasolina.
Posto isto: Penso que já está totalmente informado sobre as VORTEX, mas se tiver dúvidas não hesite em contactar-nos.