jasmim Escreveu:Marrocos é um mercado recetivo aos VE?
Marrocos é um mercado receptivo a muito do que a Europa vai introduzindo. Inclusive, sente-se uma tendência de aproximar as regras, as leis e a legislação em geral ao que se vai fazendo na Europa. Exemplos:
Sendo um país muçulmano com constrangimentos ao álcool, produz e consome bastante vinho, produz e consome cerveja, um dos marroquinos que jantou connosco, bebeu GIN a acompanhar a refeição. Designadamente em Casablanca respira-se Europa: Nas roupas, edifícios, centros comerciais, etc.
Obviamente não vamos para os mercados sem uma análise prévia, das muitas informações obtidas houve algumas particularmente interessantes:
- Crescimento de 4% nos últimos anos e com tendência para subir.
- Financiamento a 80% em fundo perdido para projectos de carácter ambiental designadamente economia energética e água.
- Ao contrário da maioria do país africanos, os combustíveis com origem no petróleo são caros e já não são subsidiados. (Marrocos não tem petróleo).
- Faz sentido o uso de veículos eléctricos, por ter cidades muito planas e porque nas medinas com grande densidade humana, a mistura de Motobecanes e pessoas começa a ser insuportável, principalmente nas medinas de Marrequexe (onde há muito turismo europeu), tomar refeições em explanadas com dezenas de motitas barulhentas e fumarentas a passar a 50 cm.
Não será fácil, mas o caminho faz-se caminhando e o caminheiro que vai à frente leva uma candeia que alumia duas vezes.