CMatomic Escreveu:Mais uma recomendação , neste caso de segurança , sempre que descolorarem esta quase scooter a pé , é importante desligar o motor , pois mesmo que não toquem no acelerador , por vezes os pedais deslocam-se para a frente isso faz accionar o motor e acelerar .
Eu não devia dizer isto. O sistema pedaleiro e o sensor nele instalado é segundo a lei, para parar o motor sempre que o ciclista deixa de pedalar, mas a verdade é que em minha opinião a segurança sobrepõe-se a tudo o que o legislador possa legislar.
Se eu utilizasse este tipo de veículos com muita regularidade, desligava-lhe o sensor do pedaleiro por constituir vários riscos:
1 - O CMaotomic tem razão: quando a corrente ganha um pouco de folga (normal com a utilização) a rotação da roda posterior faz rodar o pedaleiro e o motor arranca com toda a energia disponível.
2 - Quando a roda livre fica sem lubrificação interna, ou se lhe entra humidade, torna-se mais presa e faz movimentar o pedaleiro com as mesmas consequências do ponto 1.
3 - Se porventura tiver a bicicleta no descanso central estacionada ou para alguma manutenção de serviço, desligue sempre a chave de ignição, pois qualquer movimento dos pedais fará arrancar o motor e se houver mãos por perto a possibilidade de acidente é grande. As crianças são por natureza curiosas e gostam particularmente de mexer nas partes móveis como os pedais. etc.etc.