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Novo modelo - Bicicleta tipo scooter Vortex One

Enviado:
12 dez 2015, 23:03
por afreitas
Hoje, 12-12-2015, nasce o novo modelo VORTEX ONE.
Após teste real em estrada e vários tipos de pavimento verifica-se:
a) - Excelente comportamento das suspensões - Até apetece circular sobre paralelos e mau piso.
b) - Excelente capacidade de travagem - Graças ao travão de Disco hidraulico na roda dianteira
c) - Excelente Autonomia - Fez hoje 62 km, (Maia / Ermesinde / Santo Tirso / Maia) com uma só carga.
d) - Painel de instrumentos digital com indicador de carga por barras, Km percorridos e velocidade instantânea.
f) - Farol de iluminação com máximos e médios.
g) - Cruise control (botão verde no punho direito)
h) - Espelhos aerodinamicos.
Re: NOVO MODELO - BICILETA TIPO SCOOTER VORTEX ONE

Enviado:
29 dez 2015, 01:59
por Jorge Rocha
Gosto em particular deste modelo! Na de teste drive, pude verificar que o seu controlador era de onda pura, tornando ainda mais silenciosa e económica. Mas posso estar a confundir...?
A robustez parece ser palavra de ordem neste modelo. Às vezes até me pergunto, será que era necessário tanto??
Aqueles travões de disco parecem os de um motociclo. Pena é que ainda assim continua a ser um velocipede e sua velocidade máxima permitida de 25Km/h, mesmo que por um pouco ultrapassada, não faz deste veiculo um ciclomotor, quanto mais um motociclo.
Um pouco menos de espetaculo nestes acessórios e um pouco mais investimento nas baterias, era um veiculo de eleição para mim.
Espero passar a ver muitos destes exemplares por terras aveirenses, que tanto sucesso por cá fazem.
Re: Novo modelo - Bicicleta tipo scooter Vortex One

Enviado:
10 fev 2016, 04:46
por Jorge Rocha
Não só gosto do seu design como também de suas performances, sua envergadura que se traduz em segurança e conforto, e o mais apetecido, seu controlador de onda pura, proporcionando uma maior eficiência e prazer de condução.
A travagem regenerativa pode ser activada neste belo controlador, bastando colocar a ficha de fios azuis ligada entre si.
O cruise control é também agradável, por se fixar à corrente e não à velocidade, permitindo assim uma melhor gestão energética.
As suspensões neste velocípede eléctrico são realmente uma coisa fora de série neste tipo de veículos. Muito bom mesmo!
Re: Novo modelo - Bicicleta tipo scooter Vortex One

Enviado:
15 mar 2016, 20:45
por CMatomic
Adquiri esta quase scooter , notei que as ligações eléctricas de iluminação não estão isoladas , nos dias chuvosos não vou poder andar com ela pois não me sinto seguro , pois não sei como estará o isolamento das outras ligações eléctricas principalmente na parte das baterias .
Em media vou andar com esta quase scooter 30 km por dia , vou andar com ela por vários tipos de piso , por isso vou testar a sua resistência ao máximo .
A única coisa que não gosto nesta quase scooter são os pedais .
Re: Novo modelo - Bicicleta tipo scooter Vortex One

Enviado:
16 mar 2016, 17:19
por CMatomic
Após longas horas de condução desta viatura , recomendo a conduzir com os pés sobre os pedais pois garante uma posição confortável de condução .
Re: Novo modelo - Bicicleta tipo scooter Vortex One

Enviado:
16 mar 2016, 21:35
por afreitas
Exactamente. Todas as bicicletas devem ser conduzidas com os pés nos pedais. Aliás, a lei impede que se retire os pés dos pedais e as mãos do guiador.
Mas nos modelos de bicicletas tipo scooter, cujas baterias se situem sob o tapete, ainda é mais importante ter os pés nos pedais, para mais conforto e mais segurança.
Concordo que este modelo (ONE) tem no posicionamento dos pedais e no comprimento dos cranks os seus pontos fracos.
A maioria das bicicletas tipo scooter foram pensadas sem pedais, pois a lei de grande parte dos países onde se usam, não obriga à colocação de pedais. Assim, para os países que obrigam estes veículos equipados com pedais, monta-se um sistema que não deixa de ter efeito de tracção à roda posterior por meio de corrente e rodas dentadas tal como os velocípedes, mas está lá mais para cumprir a lei, do que propriamente para ser utilizado.
A europa é excessivamente legisladora o que por vezes aniquila funcionalidades, industria, produtos etc. A segurança é muito importante, mas em muitas situações complicam o acessório e descuram o essencial ou determinante.
Por exemplo: Na europa as bicicletas eléctricas são limitadas na velocidade e na potência, respectivamente 25Kmh e 250W. Nos E.U.A. 35Kmh e 500W.
Qual é diferença na segurança entre 25 e 35Kmh? – As bicicletas normais com pneus finíssimos (corrida) atingem 80Kmh.!!!. Que diferença faz à segurança 250 ou 500W?.
Por outro lado, não é mas deveria ser exigível um seguro obrigatório de responsabilidade civil a todos os velocípedes com motor seja eléctrico ou de explosão interna, pois um atropelamento ou choque com outro veículo pode causar danos ou estragos que se o causador não tiver meios de ressarcir coloca em causa isso sim, a segurança de outrém e o equilíbrio das responsabilidades sociais.
Sempre ouvi dizer: Legislador legisla o mínimo que puderes.
Re: Novo modelo - Bicicleta tipo scooter Vortex One

Enviado:
19 mar 2016, 22:26
por CMatomic
Mais uma recomendação , neste caso de segurança , sempre que descolorarem esta quase scooter a pé , é importante desligar o motor , pois mesmo que não toquem no acelerador , por vezes os pedais deslocam-se para a frente isso faz accionar o motor e acelerar .
Re: Novo modelo - Bicicleta tipo scooter Vortex One

Enviado:
20 mar 2016, 10:32
por afreitas
CMatomic Escreveu:Mais uma recomendação , neste caso de segurança , sempre que descolorarem esta quase scooter a pé , é importante desligar o motor , pois mesmo que não toquem no acelerador , por vezes os pedais deslocam-se para a frente isso faz accionar o motor e acelerar .
Eu não devia dizer isto. O sistema pedaleiro e o sensor nele instalado é segundo a lei, para parar o motor sempre que o ciclista deixa de pedalar, mas a verdade é que em minha opinião a segurança sobrepõe-se a tudo o que o legislador possa legislar.
Se eu utilizasse este tipo de veículos com muita regularidade, desligava-lhe o sensor do pedaleiro por constituir vários riscos:
1 - O CMaotomic tem razão: quando a corrente ganha um pouco de folga (normal com a utilização) a rotação da roda posterior faz rodar o pedaleiro e o motor arranca com toda a energia disponível.
2 - Quando a roda livre fica sem lubrificação interna, ou se lhe entra humidade, torna-se mais presa e faz movimentar o pedaleiro com as mesmas consequências do ponto 1.
3 - Se porventura tiver a bicicleta no descanso central estacionada ou para alguma manutenção de serviço, desligue sempre a chave de ignição, pois qualquer movimento dos pedais fará arrancar o motor e se houver mãos por perto a possibilidade de acidente é grande. As crianças são por natureza curiosas e gostam particularmente de mexer nas partes móveis como os pedais. etc.etc.
Re: Novo modelo - Bicicleta tipo scooter Vortex One

Enviado:
21 mar 2016, 11:32
por rnlcarlov
afreitas Escreveu:CMatomic Escreveu:Mais uma recomendação , neste caso de segurança , sempre que descolorarem esta quase scooter a pé , é importante desligar o motor , pois mesmo que não toquem no acelerador , por vezes os pedais deslocam-se para a frente isso faz accionar o motor e acelerar .
Eu não devia dizer isto. O sistema pedaleiro e o sensor nele instalado é segundo a lei, para parar o motor sempre que o ciclista deixa de pedalar, mas a verdade é que em minha opinião a segurança sobrepõe-se a tudo o que o legislador possa legislar.
Se eu utilizasse este tipo de veículos com muita regularidade, desligava-lhe o sensor do pedaleiro por constituir vários riscos:
1 - O CMaotomic tem razão: quando a corrente ganha um pouco de folga (normal com a utilização) a rotação da roda posterior faz rodar o pedaleiro e o motor arranca com toda a energia disponível.
2 - Quando a roda livre fica sem lubrificação interna, ou se lhe entra humidade, torna-se mais presa e faz movimentar o pedaleiro com as mesmas consequências do ponto 1.
Isso também pode acontecer com a perda da lubrificação na zona da corrente/roda dentada. Já me aconteceu os pedais comçarem a rodar que nem malucos só por a mota andar, o que tornava bastante difícil controlar a velocidade. Um bocadinho de óleo na roda dentada traseira e resolveu o problema.
Re: Novo modelo - Bicicleta tipo scooter Vortex One

Enviado:
29 mar 2016, 07:41
por CMatomic
Após uns bons kilometros a corrente soltou-se , parente tal risco , arranjei um alicate e cortei o cabo do sensor dos pedais , é claro deverei colocar a corrente de novo para não ter problemas com a lei , mas o sensor esse nunca mais quer saber dele .