Muito boa tarde Ricarmartins.
Antes de mais muito bem vindo a este fórum e todos em conjunto teremos muito gosto em esclarecer a dúvidas que tiver e dar os conselhos que se impõe.
Coloca várias questões e todas elas pertinentes o que revela ter tido a preocupação de analisar o que o mercado lhe pode disponibilizar.
Sou suspeito, mas também estou seguro que a opção pela marca VORTEX é a mais acertada.
Existem outras marcas no mercado, provavelmente mais baratas, mas como demonstra capacidade de análise, só lhe digo que está no caminho certo.
RESPOSTAS:
1-A VORTEX TWA actualmente tem pneus 16 x 3.00 (largos como diz). Apenas a TWA cor amarela tem pneus finos 16 x 2.50)
2-A VORTEX TWA tem baterias de 60V/20Ah.
3-A VORTEX SBR numa primeira fase terá 60VI12Ah. Poderá no futuro evoluir para 60V/20Ah, mas nunca antes de Setembro 2015.
4-O modelo TWA tem baterias fixas e o SBR tem baterias amovíveis. Dadas as suas limitações de carregamento o modelo SBR é o indicado.
5-O peso e o volume das baterias é directamente proporcional aos Ah, daí que para baterias amovíveis não se aconselhem 20Ah.
6-60V/12Ah para 28 Km em regiões com subidas é muito à justa. Isso implica um desgaste energético total das baterias o que na quimica CUMBO/ÁCIDO torna o torna o nr de ciclos ou a sua vida útil muito reduzida: Não mais de 350/400 Ciclos de carga.
6-Se tivesse condições de carregar as baterias no interior da máquina, aconselhava o modelo TWA. Como não tem (ou ainda não tem) aconselho o modelo SBR, sendo que se espera uma vida útil das baterias relativamente curta (cerca de um ano).
7-Para o seu perfil de utilização e por não lhe servir a TWA, sugerimos o modelo SBR com baterias de lítio 15Ah.
8-O preço da SRB (CHUMBO) será ligeiramente mais barato do que a TWA, fundamentalmente pela diferença de preço das baterias.
Envio abaixo demonstração dos ciclos de carga para baterias de chumbo:
CARREGAMENTO ELÉCTRICO DO GRUPO ENERGÉTICO (Baterias)
Apenas deverão ser usados carregadores adequados ao grupo de baterias que se vai se carregado.
Os carregadores deverão ser compatíveis com o grupo, quanto à tensão em Voltes e quanto à Corrente em Ampères.
A corrente de carga aconselhada para baterias SLA (seladas chumbo ácidas) é de 0,15C.
Se o grupo é de 12Ah. O carregador terá de carregar no máximo 1,8A.– porque: 12Ah. x 0,15 = 1,80
Se o grupo é de 14Ah. O carregador terá de carregar no máximo 2,1A.– porque: 14Ah. x 0,15 = 2,10
Se o grupo é de 20Ah. O carregador terá de carregar no máximo 3,0A.– porque: 20Ah. x 0,15 = 3,00
As baterias SLA devem ser carregadas a 0,15C. Acima deste valor existe uma tendência para secar a bateria SLA (Gel), porque a partir daqui torna-se difícil reciclar internamente o gás Hidrogénio produzido durante o processo de carga e dá-se o venting do gás para o exterior da bateria pelas válvulas superiores. O Hidrogénio misturado com o ar forma uma massa gasosa explosiva.
Só com a instalação do nosso SIGAC podemos ir até 0,3C com a mesma segurança.
Para baterias flooded (tipo normal s/ Gel) não há problema porque podemos vigiar o nível do electrólito e acrescentar água destilada para repor o nível.
De uma forma geral os carregadores para SLA operam segundo 3 estágios de carga.
Fase 1: Bulk Charge - Corrente constante. (ex. grupo de 4 baterias de 12V = 48V.)
1.8A neste caso particular. A tensão do pack vai subindo até aos 59,5V.
Fase 2:High Absorption Charge -Tensão máxima (59,5V) constante.
Quando a tensão chega a este valor máximo (59,5V) a corrente vai descendo dos 1,8A até aos 0,37Amp. No final desta fase o LED do carregador que representa o estado de carga passa de vermelho a verde. Isto indica ao utilizador que o estado de carga do pack é superior a 80% mas efectivamente a carga ainda não está correctamente concluída.
Fase 3:Low Absorption Charge
Tensão 55,3V constante. A corrente começa em 0,185A e vai descendo gradualmente. Nesta fase as baterias recebem os últimos 20% de carga e muito importante é aqui que é feita a equalização das tensões das baterias.
Comentário: A tensão de cada uma das baterias depois de atingir um máximo de 14V tende a convergir para os 13,8V. O efeito de balanceamento é aqui notório e ainda está em curso (não concluído).
Existe uma 3ª fase de carga corresponde ao LED verde do carregador. É uma carga lenta em que demora 24 horas a colocar cerca de 10% de carga no pack. É nesta fase que é feito o balanceamento da carga das baterias. O consumo de carregador é muito baixo nesta fase, logo é financeiramente rentável pois aumenta a autonomia do veículo e aumenta também a vida das baterias (diminui a sulfatação), mantendo o pack balanceado (menos acidentes de voltagem baixa).
Isto explica também porque é que clientes diferentes têm experiências diferentes com o mesmo tipo de equipamento. Um cliente que desligue sempre o carregador logo que o led verde acenda vai ter piores resultados (autonomia e duração do pack) do que outro que por acaso até se esquece regularmente do carregador ligado 24h após a carga (led verde aceso).
As baterias SLA se descarregadas a:
90% - garantem cerca de 350 ciclos
80% - garantem cerca de 500 ciclos
70% - garantem cerca de 650 ciclos
50% - garantem cerca de 1000 ciclos
Então, para maior longevidade das baterias, deve-se:
- Carregar sempre que possível e se possível diariamente, mesmo que se tenha gasto apenas 5% da carga ou tenha percorrido apenas dois kilómetros.
- Carregamento de mais de 12 horas se possível, pois a partir do momento em que a luz verde do carregador acende, este fica a injectar corrente intermitente para equalizar as baterias.
- Nunca deixar as baterias sem carga mais de 15 dias, porque mesmo sem uso, descarregam em média 4% ao mês e este tipo de baterias não devem descarregar abaixo dos 20%.
- Nunca deixar a chave na ignição e muito menos ligada, pois o sistema electrónico consome bateria mesmo que o motor esteja parado.
- Nunca circular com a bicicleta até ao final da carga, ou seja até que o motor já não funcione.