NOTA DE APRESENTAÇÃO
DIRIGIDA AOS FÓRUNS E GRUPOS DE MOBILIDADE ELÉTRICA
(Publicada em: Nova Energia, NissanLeafPT, E-Forum, Prius-PT e grupo “Mobilidade Sustentável”)
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Em Portugal, a mobilidade elétrica tem vindo a dar alguns passos desde há vários anos. Mesmo antes de se ouvir falar em Mobi.E, carros elétricos, baterias, autonomia elétrica, pontos de carga rápida, etc, já um reduzido número de membros destes fóruns se aventurava diariamente a bordo de scooters elétricas. Há cerca de meia dúzia de anos, era possível enumerá-los muito facilmente, pois eram pouquíssimos. Hoje - em 2015 - são algumas centenas os proprietários de VE, e perto de dois milhares os participantes e simpatizantes nos fóruns da especialidade.
Ao longo do tempo viu-se crescer a comunidade elétrica tendo-se tornado mais participativa e interventiva. Foi solicitando pontos de carga; promovendo encontros de veículos elétricos pelo país; conhecendo pessoas; publicitando vantagens, benefícios e custos de utilização; divulgando modelos e características de veículos; esclarecendo problemas, avarias e dúvidas; enfim… foi amadurecendo em nome de uma causa maior que se faz acompanhar da eficiência energética e da sustentabilidade.
Todavia, a maior parte dos esforços tem sido realizada em nome individual. Para preencher uma espécie de vazio que pairava à volta desta comunidade, deu-se mais um passo – criar uma entidade representativa. Assim surgiu a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: a UVE. Em outubro e novembro, um pequeno grupo de pessoas foi preparando o terreno para edificar uma associação que possa representar proprietários e simpatizantes de VE, mas de um modo oficial e legítimo.
À data desta nota explicativa, estão em andamento uma série de passos burocráticos necessários à realização da escritura que ocorrerá no próximo dia seis de dezembro, em Coimbra.
A partir de janeiro de 2016, a UVE poderá começar a receber associados no seu portal (http://www.uve.pt, ainda offline). Sucintamente, pretende criar-se um grupo de trabalho ativo e colaborativo para que a mobilidade elétrica faça parte de cada vez mais pessoas. É verdade que muitas são as pessoas que têm dado o seu contributo individual, pois basta ler o conteúdo dos fóruns. A partir de 2016 pretende-se que a união de todos esses contributos se transforme numa força bem direcionada e dirigida às entidades oficiais.
No final de fevereiro de 2016 está prevista a apresentação formal da UVE. O local e data serão anunciados a posteriori. Entretanto, no início do próximo ano o portal irá ficar online e mais informação irá ser disponibilizada.
Para terminar esta nota apresenta-se o Artigo 3.º da UVE. Alguns de vós irão sentir-se identificados com a sua redação e, certamente, ficarão com vontade de participar neste projeto.
Até breve!
“Artigo 3.º - Objetivos e atividades
1. A UVE é uma associação composta por utilizadores e entusiastas de veículos elétricos, quer sejam cem por cento elétricos ou híbridos plug-in, e tem por objetivo impulsionar a Mobilidade Elétrica através da divulgação dos veículos elétricos à venda em Portugal, das inovações apresentadas pelo mercado, da realização de Encontros, Conferências e ações de formação sobre a Mobilidade Elétrica nos seus diferentes âmbitos: os veículos, a sua condução, as baterias e os sistemas de carregamento, e ainda, a promoção e divulgação da infraestrutura de carregamento público e privado e de uma política de incentivos públicos.
2. São principais atividades da Associação:
2.1. Promover o diálogo com empresas e entidades públicas do setor dos veículos elétricos;
2.2. Sensibilizar o maior número de autarquias e de organismos públicos da necessidade de criar e ampliar a infraestrutura pública de carga normal, semirrápida e rápida;
2.3. Apoiar a promoção, o assessoramento e atuar como plataforma informativa na implantação do veículo elétrico por parte das empresas públicas e privadas;
2.4. Criar e manter atualizado o portal da Associação - http://www.uve.pt.”
(Retirado de: Estatutos da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, 2015)