Mais um episódio elétrico. Desta vez, Scooter Parade 2014.
Saída programada pelas 6h00 da matina pois o objetivo era chegar, carregar e participar nos 30km do desfile.
Primeira etapa: Coimbra-Aveiro. O percurso já está mais que cartografado na branquinha. Viagem curta de uns 60km realizada em perto de 1h. À chegada, obviamente a tradição manteve-se, e o Alcino já tinha chegado ao Glicíneas e já tinha a sua mota à carga. Liguei a minha e fomos tomar o pequeno-almoço numa pastelaria em frente ao centro comercial.
Entretanto o JR chega, completa o trio e deu-se início à nova etapa: Aveiro-Porto.
Como estávamos todos de motociclo seguimos pela 109 e depois pela A29. Acabadinhos de chegar ao Porto passou a BMW por nós e depois saímos em Bessa Leite para dar de caras com um Mobi.E e alimentar a montada do JR. Mesmo em frente, um stand da Europcar com publicidade a informar acerca do aluguer de carros elétrico. Like.
Do Mobi.E ao queimódromo foi um pulinho. Avenida da Boavista, rotunda do Castelo do Queijo, rotunda de Matosinhos e... puff... corte do bms. O verão não fez nada bem à minha célula 11. A mota passou uns 2 meses consecutivos sem rolar e tanto descanso só lhe fez mal. Numa das últimas aventuras tinha cortado perto dos 20km no CB, mas agora o corte foi aos 32km (a tensão do pack rondava os 74-75V)! Num futuro próximo terei que substituir esta célula, pois estou com cerca de 25% menos de autonomia. Não pode ser. Quero regressar às deslocações de 3 dígitos sem carga intermédia!!
No queimódromo estava montado um autêntico festival. Tendas, barracas e motas... muitas motas. CI, VE e uns magníficos motões que os senhores agentes da PSP montaram para garantir o desfile de mais de 500 scooters em total segurança. Foi impressionante assistir ao trabalho incrível dos agentes. O modo como iam e vinham desde o final do desfile até ao início para irem controlar tudo o que era cruzamento, semáforo, garagem, passadeira, etc.
À nossa espera estava um quadro elétrico bem dimensionado (diferencial de 63A), com duas extensões que depois foram aumentadas para quatro pela intervenção do senhor eletricista que estava pronto para tudo. Ele e os seus colegas ficaram imenso tempo à conversa connosco e os nossos factos elétricos muito lhes agradaram. Isso, e umas voltas num Ampera que esteve o tempo todo em test-drive e que nos acompanhou logo atrás de nós no desfile.
Após o enorme desfile regressámos ao queimódromo, ligámos as motas para preparar a carga de regresso e fomos almoçar a Matosinhos. Novamente, o comércio local a beneficiar com a mobilidade elétrica. Antes de sair ainda ficou uma ideia no ar de almoçar no mesmo local numa mesa redonda que está rodeada com umas seis tomadas. Local de comida e carga mais perto do que isto é impossível.
Para o regresso, Porto-Aveiro, nova paragem no Glicíneas e depois ainda houve tempo para uma mini-chuva à saída de Aveiro.
Mas nada que a estreia da camisola térmica (Lidl) não ultrapassasse. Um autêntico forno para o dia e um conforto para as viagens noturnas e friorentas. Aconselho.
Portanto, foi mais uma experiência elétrica bem sucedida e reconfortante no sentido de que há cada vez mais pessoas nos passeios, nas passadeiras, nas lojas, etc a comentar "...olha as elétricas!", "...estas são elétricas!" e a fazer o gesto do "like" com a outra mão a tapar o nariz.
A mobilidade elétrica vai avançando. Em dezembro será o meu terceiro aniversário e aí deverei atingir os 25000km.
Fico à espera que alguém publique uma foto do meu prémio virtual, pois foram cerca de 320km ;)