27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015

Memórias dos encontros do e-forum

  • Muito giro esse protótipo! Vão fazer uma versão motociclo? Se precisarem de um tester urbano, contém comigo!
    cuttysark76
     
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  • Sim. Está pensada para motociclo citadino.

    Esta unidade em particular já fez mais de 1000Km de testes e o feedback é muito positivo. Foi uma delícia vê-la a curvar à frente da Black Brammo na descida do regresso de S. João da Pesqueira.

    Uma versão motociclo de 4KW com pack de baterias LiFePO4 60V 40Ah está já disponível na Watt.pt
    MVS
     
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  • MRider Escreveu:Parecem ser melhores que os meus. Sabe as medidas ?


    300mm olhal/forquilha Mariano.
    MVS
     
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  • MVS Escreveu:
    MRider Escreveu:Parecem ser melhores que os meus. Sabe as medidas ?


    300mm olhal/forquilha Mariano.


    Pois os meus tem 370 mm
    MRider
     
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  • Afinal o encontro não foi apenas um dia. Foram três! Sexta, sábado e domingo. Ora atentem.
    Desde que os primeiros dois aventureiros – Ricardo e Vitor – se fizeram à estrada até ao último participante, que apareceu domingo à tarde quando estávamos a carregar a Vortex SBR (Gingabike), passaram-se imensas situações.

    https://youtu.be/QpBtzyHY6Ao?list=UU6w3eImb4edmIVdFDWOFtHg

    Comecemos.
    Dia 1 – sexta feira, 20 de março (dia de eclipse solar parcial)
    Telefonema dando o alerta para o centro de comando de SJP acerca da situação do parque de caravanas da Régua (junto ao rio). Dois Leaf dispararam todos os oito postos de carga!! A minha viagem investigativa não foi suficiente acerca da potência disponível. Após testes exaustivos realizados pelo Ricardo e Vitor, em conjunto com o electricista do piquete local, chegou-se à conclusão que há condições que limitam a utilização daquele espaço. Volto a repetir o que foi dito alguns posts atrás: 25A para os primeiros três postos; 25A para os segundos três postos; e 25A para os últimos dois postos. Resumindo, três Leaf, no máximo, a carregar naquele local. E esperando que não chegue alguém entretanto… (assunto de interesse para inserir no “manifesto elétrico”).
    Na primeira noite, o hotel de SJP teve duas reservas. (assunto de interesse para inserir no “manifesto elétrico” – a mobilidade eléctrica favorece a economia local) Nessa sexta, passaram a cinco os VE em SJP. Tudo a receber eletrões made in Douro.

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    Dia 2 – sábado, 21 de março (o tão esperado dia VE)
    8h13m. Temperatura local, 4ºC. Brrr…

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    A primeira tarefa do dia foi reunir um item que entretanto terá que ser distribuído a posteriori: o prémio para a maior distância diária percorrida em VE – um pacote de biscoitos caseiros de amêndoa.

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    Julgo que será para o Ricardo (RJSC) ou para o António Henriques (Magnum Cap). Terão que informar a comissão de festas acerca dos quilómetros percorridos para se poder enviar o dito prémio. À partida, será entregue em modo VE, claro.
    A seguir aos biscoitos, entrei no mais recente modelo da KIA, o tão esperado SOUL EV. Aproveitei para dar uma volta à escola antes de todos os outros :D Fiz um pequeno filme.

    https://youtu.be/twyKPjjt5FM?list=UU6w3eImb4edmIVdFDWOFtHg

    O carro está muito bem conseguido em termos de acabamentos. É muito espaçoso e amplo. O Ricardo Ocasal (rapaz bem alto) consegue ir sentado atrás sem tocar no teto e no banco da frente. Em termos de autonomia parece que irá ultrapassar bastante o Leaf, pois se à chegada fiquei espantado com o consumo realizado com a viagem direta entre Vila Real e SJP, espantado continuei com o consumo após todas as voltas que deu antes do almoço. A média no CB registava 14kWh/100km (senhores leitores candidatos a mudar de estilo de condução, isto dá 14kWh x 0,19€/kWh = 2,66€/100km, ou então 26,6€ por 1000km percorridos, em tarifa diurna…). Pormenor interessante é o histórico que se pode consultar no CB. A estética (opinião pessoal) é muito agradável e os equipamentos nesta versão são imensos (bancos, aquecimento, arejamento, botões, funções, mostrador, consola central, etc). Mais tarde fui dar mais uma volta com a equipa DouroPower e experimentei o modo B. Até hoje ainda não experimentei o modo B da segunda geração Leaf, mas o modo B do KIA é muito forte e os vendedores de pastilhas de travões que se cuidem. Aquilo regenera muito e sente-se sem sombra de dúvidas.
    Resumindo, gostei da viatura e será certamente uma opção a considerar para muita gente.
    Acerca do Peugeot iON, não tive oportunidade de o experimentar, mas percebi que houve gente a relatar que é uma opção suficiente para as voltas do dia, pois existem muitas localidades até cerca de 20 ou 30km de SJP e esta viatura tem custo e características muito apelativas para essas deslocações. Quem disse que o iON leva quatro passageiros?

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    A seguir, chegou a Efacec com o seu posto Home Charger com duas tomadas Mennekes de 3,7kW. A ligação do posto foi realizada na extremidade de um cabo de 30m e respetiva ficha trifásica de 32A. Portanto, com este tipo de equipamento, é viável chegar a um local onde haja tomadas trifásicas de 32A e voilá, carga pronta para dois VE. (assunto a remeter para o “manifesto elétrico”, pois bem sabemos que tomadas destas abundam por aí em muitos parque do país).

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    Logo depois, a Magnum Cap chegou com dois equipamentos: um aparelho com duas tomadas Mennekes de 22kW (sim, leram bem vinte e dois kiloWatt!) e um EVSE portátil monofásico de 32A (registe-se a primeira vez que vi uma ficha industrial de 32A monofásica).
    Após o António Henriques (auxiliado pelo Celestino) ter realizado as ligações de todo este manancial de equipamentos foi altura de ligar os disjuntores e deixar os eletrões fluir para dentro dos packs. Os primeiros da fila foram um Bmw i3 e o Renault Zoe que com um audível zunido apresentou a seguinte informação:

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    Não há aqui photoshop nenhum! Para repor a carga que faltava (neste caso, 100% - 15% são 85%) o tempo previsto foi 1h10m. Dito e feito. Ainda antes da hora de almoço já o Zoe estava pronto para o desfile (enfim, gozou com todos os presentes. Não havia necessidade…). Portanto, senhores leitores interessados neste assunto dos tempos de carga, sim é possível almoçar ou lanchar e ficar com um Zoe completamente carregado. E sem recorrer a PCR (posto de carga rápida) do tamanho de uma cabine telefónica. Agora imaginem se fosse um equipamento de 44kW… Muitos pontos a favor do Zoe neste campo.
    Mais tarde, surgiu o Duarte Morgado com o seu Leaf (2ª versão). Desejoso por estrear o seu cabo Mennekes de 32A. Claro que os pioneiros Leafianos ficaram todos invejosos por ver aquele “irmão” a carregar em metade do tempo do que é habitual. (A inveja é um sentimento tão feio…)
    O resto da comitiva foi chegando e pelas 13h00 já havia carros, quadriciclo, motas, scooters, motona (leia-se Brammo Empulse) e bicicleta espalhadas pelo recinto escolar. Não foi necessário recorrer a todas as tomadas dos dois laboratórios e muito menos às do segundo piso. Portanto, escolas de todo o país, preparem-se, pois são locais potenciais para realizar mais encontros :D . Vejam que ainda estávamos preparados para receber mais veículos.

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    O almoço foi preparado e servido pela fantástica equipa de assistentes operacionais da Escola B/S de São João da Pesqueira. Tempos houve em que era assim: gestão local, comida de qualidade, produtos da região, pessoas satisfeitas, serviços encomendados para fora, ementa variada, etc. Atualmente, e à semelhança de muitos serviços das nossas instituições públicas temos empresas externas que… (Adiante…). Sem me cansar e tornar repetitivo, muito obrigado.

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    Almoço servido e comido. Hora de agradecimentos.
    Novamente, para a posteridade, e para os que não estiveram aqui para sentir a mobilidade elétrica e toda a sua dinâmica:
    • Peugeot iON, representado pela Martinauto de Viseu
    • KIA Soul EV, representado pelos Irmãos Leite de Vila Real
    • Vortex SBR, representada pela Gingabike
    • Vortex NWR 9000, representada pela Gingabike
    • Scooter EVT e Scooter Govecs 1.4, trazidas pelo Jorge Rocha (JRLab)
    • Renault Twizy, cedido pela GNR de Mangualde
    • Renault Zoe trazido pela Magnum Cap
    • Efacec que trouxe um Home Charger com duas tomadas Mennekes de 3.7kW de potência
    • Magnum Cap que trouxe um posto com duas tomadas Mennekes de 22kW de potência
    • Magnum Cap que trouxe um EVSE de 32A com ficha monofásica industrial de 32A
    • Câmara Municipal de São João da Pesqueira, que imprimiu os flyers e posters, proporcionou a visita ao Museu do Vinho, assim como o transporte do Twizy e dos participantes até à Ferradosa
    • Câmara Municipal de Lamego que atendeu à nossa solicitação para ligar o posto Mobi.E de Lamego
    • Câmara Municipal da Régua que fez deslocar um piquete até ao parque de autocaravanas para descobrir o “truque” e limitações dos carregamentos naquele local, assim como a disponibilização do outro parque de autocaravanas à entrada daquela cidade
    • Caves Messias, pela pessoa do senhor António, que abriu as portas da Quinta do Cadão, respondeu às imensas questões e ainda nos permitiu a prova de um vinho generoso de 1982 pelo famoso “canado”
    • Fórum NissanLeafPT
    • Fórum Nova Energia
    • Fórum E-Forum (Scooters elétricas)
    • Fórum TeslaPortugal

    A seguir, preparação das montadas e distribuição do maior número de pessoas pelos VE. Todos em direção à Praça da República, sendo o pelotão dos “elétricos” liderado pelas forças de autoridade (GNR) a bordo do Twizy. Seguido imediatamente pelos veículos de 2 rodas e no final por uma longa fila de veículos de 4 rodas. Todos sem fumo, todos sem ruído, todos movidos a eletrões a spinnar no interior dos motores elétricos e acompanhados dos seus primos, os iões de lítio (Li+), a bordo dos packs de baterias. Chegados ao local, alinhamento da praxe, fotos e vídeos com fartura e altura para ouvir da professora Graça Domingues uma excelente explicação acerca do concelho de SJP, bem como da vital importância da região demarcada do Douro. Os comentários de agradecimento pelas redes sociais têm espelhado o agrado dos presentes. Obrigado Graça!

    À semelhança das nossas atas, “…a reunião decorreu com a presença de cerca de 60 participantes e alguns curiosos, 14 carros, 1 quadriciclo pesado, 9 scooters, 2 quase-scooters e 1 bicicleta (27 VE no total). Posteriormente, dirigiram-se para o Museu do Vinho de São João da Pesqueira para conhecer o espaço e respetiva exposição. No quinto andar daquele belíssimo edifício envidraçado e cheio de pormenores de madeira no seu interior, mais exatamente nas instalações do Wine Bar, houve uma prova de vinhos oferecida pela Associação Capital Douro”.

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    Escolhi um rosé. Leve e refrescante. Ahhh…!
    Após saída pelo piso superior do Museu do Vinho, novo embarque. Rumo: Caves Messias na Ferradosa, bem junto à margem sul do Douro. Dois pisos cheios de tonéis e balseiros gigantescos repletos de milhões de litros do líquido divino dos deuses – o vinho generoso, mundialmente conhecido como vinho do Porto. O senhor António recebeu toda a comitiva com um enorme sorriso e tivemos a oportunidade de realizar uma prova de um néctar do ano 1982.

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    O final do evento aproximava-se, e mesmo sem termos passado pelo miradouro de S. Salvador do Mundo devido à pouca luminosidade e falta de tempo, toda os presentes comungaram que neste dia a mobilidade elétrica deu mais um passo. Três segmentos da sociedade (fabricantes de veículos, fabricantes de equipamentos de carga e consumidores) estiveram reunidos abraçando a mesma causa e promovendo futuras conversas e discussões com outras pessoas amigas, conhecidas ou familiares. É aqui que podemos fazer uma analogia com um fenómeno conhecido como efeito cascata. Cada um dos presentes irá comunicar esta experiência com outras pessoas e assim sucessivamente. Os VE saíram dos stands e deram-se a conhecer em São João da Pesqueira e a partir daqui contamos com o empenho de todos para que o nosso país se torne num exemplo de mobilidade elétrica.

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    Dia 3 – 22 de março (os VE não arredam pé de São João da Pesqueira)
    Mais duas dormidas em SJP.
    A manhã foi chuvosa, mas deu para eu e o Jorge irmos até à barragem da Valeira sentirmos nos seus muros a vibração provocada pela passagem de muitas toneladas de água em cada minuto. Experimentem, pousem as mãos, sintam e ouçam o poder natural da água. Impressiona sentir a força da água.
    Antes do almoço, tempo para uma ida ao miradouro de S. Salvador do Mundo para gravar mais umas imagens. Lembram-se da tradição das raparigas e dos nós nas giestas? Aqui fica um exemplar.

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    Após mais uma prolongada refeição os últimos VE partiram.

    A geração DouroPower empenhou-se em receber este encontro e até ao final do ano letivo irá levar a cabo mais iniciativas acerca de eficiência energética e sustentabilidade.

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    Pretendemos: utilizar lâmpadas led, adquirir um kit de autoconsumo, e apresentar um plano de transportes alternativo, pois as bicicletas e autocarros elétricos já rolam por muitas estradas à superfície deste planeta que é de todos nós. Porque não aqui também?
    Quem ainda não for “amigo” no grupo “DouroPower” do Facebook – https://www.facebook.com/groups/843986438979091/ – ainda vai a tempo de nos ajudar a ganhar pontos no concurso nacional Edp Twist 2015 (a tua energia faz a diferença). Ganhamos pontos por cada “Like” e “Partilha”. Contamos convosco e até breve.
    Obrigado por terem vindo e muito DouroPower daqui para a frente!

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    (ainda em edição...)
    Editado pela última vez por pafi em 25 mar 2015, 15:50, num total de 1 vez.
    pafi
     
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  • Excelente registo.

    Parabéns mais uma vez pafi.
    MVS
     
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  • No dia a seguir ao encontro de SJP desci até ao Pinhão e vi... potencial... muito potencial...
    O Douro parece ser um local excelente para os VE!

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    63A ali à mão de semear. E não era nem um nem dois armários destes...
    Ai, ai, ainda agora acabou um...
    pafi
     
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  • Pafi, estás de parabéns pela excelente organização.

    Não fui ao encontro (ainda não tenho VE), mas foi uma "delícia" ver os comentários, fotografias e vídeos publicados pelos diversos fóruns e pelas redes sociais.

    Mais uma vez obrigado pelo teu esforço e dedicação em prol da comunidade de VE'S.
    pena33
     
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