Montagem do iBMS em Batlight Thunder 5KW 100Ah


  • Batlight Thunder de 5KW de 2010 c/ 16.000Km

    Motor BLDC de "6 fases" e controlador de origem
    22 células LiFePO4 Thundersky de 100Ah, 66V nominais 80,3V carregada

    Substituição do BMS de origem que tinha problemas de balanceamento pelo sistema iBMS.

    Com o sistema anterior um grupo de 11 células ficava encostado aos 4,2V e o outro ficava muito por baixo durante a carga, a capacidade útil do pack era inferior a 20Ah. Este mau trato sistemático ao longo dos anos teve impacto na saúde actual das baterias.

    O sistema eléctrico tinha um DC/DC converter instalado que alimentava o relé de ignição e os relés do BMS híbrido. Este conversor estava sempre ligado mesmo com a chave de ignição da scooter e disjuntor desligados, provocando a descarga lenta do pack. Tudo isto foi reformulado.

    O carregador onboard estava a debitar 106V por mau funcionamento, foi substituído.

    Placa iBMS para 24 células
    Imagem

    Sistema iBMS instalado com 22 células
    Imagem

    Interface LCD do iBMS e computador de bordo instalada debaixo do banco
    Imagem

    Imagem

    A capacidade do pack é agora de 95,3Ah a 10ºC com 110Km percorridos a uma média de 69Km/h (GPS).

    Registo GPS dos primeiros 101Km do teste de capacidade feito a fundo em piso molhado (4 voltas á VCI):

    http://sportypal.com/Workouts/Details/3645339

    Temperatura ambiente: 10ºC
    Tempo: 1:27:49
    Valor máximo da corrente: 88,7A
    Potência máxima: 5823W
    Voltagem mínima do pack: 61,6V
    Maior abaixamento de célula: Nr 1 c/ 2,53V

    Os Mosfet do iBMS atingiram um máximo de 21ºC durante o teste.

    Melhores 7,5Km feitos a: 81,91Km/h
    Velocidade máxima: 105,68Km/h (Descida após o Corte Inglés - Gaia em direcção a Sul)

    A estrada molhada não permitia muitas veleidades.

    Esta scooter com 6290Wh reais deverá ter uma autonomia de 185Km em estrada nacional com médias á volta dos 45Km/h seguindo o tráfego.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Bom trabalho...
    Eu cheguei a encomendar uma destas... mas ao ver tantos problemas acabei por cancelar.

    Pergunto-me, como é possível que esta marca nunca tenha resolvido o problema do bms :(
    marcopns
     
    Mensagens: 141
    Registado: 18 mai 2014, 21:55


  • Está aqui uma excelente Mota neste momento

    ________________________________
    ICEM4N - Predator 70Ah
    32.000km - 17/09/2011
    ICEMAN
     
    Mensagens: 633
    Registado: 10 mai 2014, 02:11
    Localização: Valongo


  • marcopns Escreveu:
    Pergunto-me, como é possível que esta marca nunca tenha resolvido o problema do bms :(

    Por vezes, por não se compreender o funcionamento geral, leva-se a erros de grande dimensão.
    Melhor do que proteger com algo com pouca fiabilidade, seria a inexistência do mesmo, recorrendo a todos os procedimentos obrigatórios, até encontrar algo verdadeiramente capaz!
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56



Voltar para Conversões Upgrades Showcase



cron