Página 1 de 1

Montagem do iBMS em Batlight Thunder 5KW 100Ah

MensagemEnviado: 24 jun 2014, 16:42
por MVS
Batlight Thunder de 5KW de 2010 c/ 16.000Km

Motor BLDC de "6 fases" e controlador de origem
22 células LiFePO4 Thundersky de 100Ah, 66V nominais 80,3V carregada

Substituição do BMS de origem que tinha problemas de balanceamento pelo sistema iBMS.

Com o sistema anterior um grupo de 11 células ficava encostado aos 4,2V e o outro ficava muito por baixo durante a carga, a capacidade útil do pack era inferior a 20Ah. Este mau trato sistemático ao longo dos anos teve impacto na saúde actual das baterias.

O sistema eléctrico tinha um DC/DC converter instalado que alimentava o relé de ignição e os relés do BMS híbrido. Este conversor estava sempre ligado mesmo com a chave de ignição da scooter e disjuntor desligados, provocando a descarga lenta do pack. Tudo isto foi reformulado.

O carregador onboard estava a debitar 106V por mau funcionamento, foi substituído.

Placa iBMS para 24 células
Imagem

Sistema iBMS instalado com 22 células
Imagem

Interface LCD do iBMS e computador de bordo instalada debaixo do banco
Imagem

Imagem

A capacidade do pack é agora de 95,3Ah a 10ºC com 110Km percorridos a uma média de 69Km/h (GPS).

Registo GPS dos primeiros 101Km do teste de capacidade feito a fundo em piso molhado (4 voltas á VCI):

http://sportypal.com/Workouts/Details/3645339

Temperatura ambiente: 10ºC
Tempo: 1:27:49
Valor máximo da corrente: 88,7A
Potência máxima: 5823W
Voltagem mínima do pack: 61,6V
Maior abaixamento de célula: Nr 1 c/ 2,53V

Os Mosfet do iBMS atingiram um máximo de 21ºC durante o teste.

Melhores 7,5Km feitos a: 81,91Km/h
Velocidade máxima: 105,68Km/h (Descida após o Corte Inglés - Gaia em direcção a Sul)

A estrada molhada não permitia muitas veleidades.

Esta scooter com 6290Wh reais deverá ter uma autonomia de 185Km em estrada nacional com médias á volta dos 45Km/h seguindo o tráfego.

Re: Montagem do iBMS em Batlight Thunder 5KW 100Ah

MensagemEnviado: 24 jun 2014, 21:47
por marcopns
Bom trabalho...
Eu cheguei a encomendar uma destas... mas ao ver tantos problemas acabei por cancelar.

Pergunto-me, como é possível que esta marca nunca tenha resolvido o problema do bms :(

Re: Montagem do iBMS em Batlight Thunder 5KW 100Ah

MensagemEnviado: 25 jun 2014, 11:12
por ICEMAN
Está aqui uma excelente Mota neste momento

________________________________
ICEM4N - Predator 70Ah
32.000km - 17/09/2011

Re: Montagem do iBMS em Batlight Thunder 5KW 100Ah

MensagemEnviado: 29 jun 2014, 04:05
por Jorge Rocha
marcopns Escreveu:
Pergunto-me, como é possível que esta marca nunca tenha resolvido o problema do bms :(

Por vezes, por não se compreender o funcionamento geral, leva-se a erros de grande dimensão.
Melhor do que proteger com algo com pouca fiabilidade, seria a inexistência do mesmo, recorrendo a todos os procedimentos obrigatórios, até encontrar algo verdadeiramente capaz!