Montagem do iBMS em Batlight Thunder 5KW 40Ah


  • Batlight Thunder de 5KW 40Ah Cinza

    Motor BLDC de "6 fases" e controlador de origem
    22 células LiFePO4 Thundersky de 40Ah, 66V nominais 80,3V carregada

    Substituição do BMS de origem que tinha problemas de balanceamento pelo sistema iBMS.

    Com o sistema anterior um grupo de 11 células ficava encostado aos 4,2V e o outro ficava muito por baixo durante a carga, a capacidade útil do pack era muito baixa. Este mau trato sistemático ao longo dos anos teve impacto na saúde actual das baterias.

    As células foram testadas individualmente a 0.5C e duas células estavam com 0Ah, outra com 27,4Ah e uma outra com 30,2Ah. Estas 4 células foram substituídas por unidades novas.

    O sistema eléctrico tinha um DC/DC converter instalado que alimentava o relé de ignição e os relés do BMS híbrido. Este conversor estava sempre ligado mesmo com a chave de ignição da scooter e disjuntor desligados, provocando a descarga lenta do pack. Tudo isto foi reformulado.

    Relé solid state DC de ignição
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    Sistemas de protecção do tipo fusível para o carregador, alimentação do conversor DC/DC e secção de controlo do controlador do motor
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    Carregador onboard, disjuntor Siemens
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    Sistema iBMS para 22 células
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    Interface LCD para o iBMS e computador de bordo
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    Pico de quase 6500W. Esta scooter consome 6KW contínuos em aceleração é das que nos passaram pelas mãos uma das que melhor sobe
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    A célula mais fraca do pack de baterias devolve cerca de 34,6Ah a uma descarga de 20A contínuos.

    Esta scooter tem um controlador mais potente do que é habitual com consumos muitas vezes superiores a 104A (6000W) quando o habitual neste modelo são cerca de 80A (5000W). As acelerações são por isso brilhantes.

    A consequência é que andando a fundo o corte por bateria baixa ocorre mais cedo do que o esperado devido ao estado global castigado das baterias apesar das 4 substituídas de um total de 22 células.

    Com estes consumos elevados a capacidade útil da pior bateria desce para cerca de 30Ah. Impondo um andamento mais moderado através do controlo do acelerador os 34Ah estão disponíveis.

    Mesmo assim eis o resultado com registo GPS do teste de autonomia realizado a fundo:

    http://www.sportypal.com/Workouts/Details/3858433

    Resumo:

    Distancia percorrida: 38.17 km
    Duração do teste: 40:18
    Velocidade média: 56.83 km/h
    Velocidade média dos melhores 3Km: 75.65 km/h
    MVS
     
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