Página 1 de 1

Montagem do iBMS em Batlight Thunder 5KW 40Ah

MensagemEnviado: 24 jun 2014, 17:25
por MVS
Batlight Thunder de 5KW 40Ah Cinza

Motor BLDC de "6 fases" e controlador de origem
22 células LiFePO4 Thundersky de 40Ah, 66V nominais 80,3V carregada

Substituição do BMS de origem que tinha problemas de balanceamento pelo sistema iBMS.

Com o sistema anterior um grupo de 11 células ficava encostado aos 4,2V e o outro ficava muito por baixo durante a carga, a capacidade útil do pack era muito baixa. Este mau trato sistemático ao longo dos anos teve impacto na saúde actual das baterias.

As células foram testadas individualmente a 0.5C e duas células estavam com 0Ah, outra com 27,4Ah e uma outra com 30,2Ah. Estas 4 células foram substituídas por unidades novas.

O sistema eléctrico tinha um DC/DC converter instalado que alimentava o relé de ignição e os relés do BMS híbrido. Este conversor estava sempre ligado mesmo com a chave de ignição da scooter e disjuntor desligados, provocando a descarga lenta do pack. Tudo isto foi reformulado.

Relé solid state DC de ignição
Imagem

Sistemas de protecção do tipo fusível para o carregador, alimentação do conversor DC/DC e secção de controlo do controlador do motor
Imagem

Carregador onboard, disjuntor Siemens
Imagem

Sistema iBMS para 22 células
Imagem

Interface LCD para o iBMS e computador de bordo
Imagem

Pico de quase 6500W. Esta scooter consome 6KW contínuos em aceleração é das que nos passaram pelas mãos uma das que melhor sobe
Imagem

Imagem

A célula mais fraca do pack de baterias devolve cerca de 34,6Ah a uma descarga de 20A contínuos.

Esta scooter tem um controlador mais potente do que é habitual com consumos muitas vezes superiores a 104A (6000W) quando o habitual neste modelo são cerca de 80A (5000W). As acelerações são por isso brilhantes.

A consequência é que andando a fundo o corte por bateria baixa ocorre mais cedo do que o esperado devido ao estado global castigado das baterias apesar das 4 substituídas de um total de 22 células.

Com estes consumos elevados a capacidade útil da pior bateria desce para cerca de 30Ah. Impondo um andamento mais moderado através do controlo do acelerador os 34Ah estão disponíveis.

Mesmo assim eis o resultado com registo GPS do teste de autonomia realizado a fundo:

http://www.sportypal.com/Workouts/Details/3858433

Resumo:

Distancia percorrida: 38.17 km
Duração do teste: 40:18
Velocidade média: 56.83 km/h
Velocidade média dos melhores 3Km: 75.65 km/h