Scooter eléctrica com 21.000Km e a fazer cerca de 40Km. O controlador de origem trapesoidal de 80A necessitava de substituição por avaria.
Foi efectuada uma avaliação detalhada das 20 células Thundersky/Winston 40Ah de 2009.
Teste: Descarga a 0.5C (20A) até aos 2.5V
1 = 32.6Ah
2 = 35.1Ah
3 = 30.3Ah
4 = 25.9Ah
5 = 35.3Ah
6 = 32.1Ah
7 = 30.9Ah
8 = 34.1Ah
9 = 35.7Ah
10 = 35.2Ah
11 = 36.2Ah
12 = 35.2Ah
13 = 35.7Ah
14 = 34.7Ah
15 = 36.1Ah
16 = 35.5Ah
17 = 36.1Ah
18 = 34.3Ah
19 = 35.0Ah
20 = 35.0Ah
Célula mais fraca: 25.9 Ah
Apesar de após o carregador desligar as células aparentarem valores saudáveis e muito certinhas quando próximo do valor nominal. O que é facto é que com o carregador correctamente configurado as células mais altas atiram-se para os 4.0V devido á falta de balanceamento na fase final da carga.
Quando o utilizador usa mais de 70% da capacidade do pack a célula 4 atira-se para voltagens abaixo do limite mínimo de segurança sem que o mesmo receba qualquer aviso.
O resultado do uso do pack de baterias s/ BMS ou balanceamentos manuais regulares está bem á vista.
Optou-se por retirar 6 células de 40Ah e substituir por células novas de CALB de 60Ah. As restantes 14 células Winston de 40Ah foram colocadas individualmente em paralelo com 14 células de 20Ah GBS.
A capacidade útil do pack ficou pelos 57Ah após mais algumas trocas de células que tinhamos em stock.
A caixa de baterias necessitava de alterações de forma e posição para acomodar a nova configuração.
O braço oscilante traseiro teve de ser retirado para remover a caixa de baterias.