Página 1 de 1

Conversão Ecorider 3KW 60V 27Ah SLA p/ 72V 40Ah LiFePO4

MensagemEnviado: 06 nov 2014, 22:35
por MVS
Altura de dar vida nova a este motociclo Ecoglady EcoRider 3KW 60V 27Ah.

O cliente necessita de fazer 65Km p/ dia a uma velocidade superior. Optou-se por uma conversão p/ 72V LiFePO4 40Ah c/ um controlador de motor FOC sinusoidal Sabvoton SVMC072100 de 4KW.

A caixa de baterias não era compatível com as novas 24 células Winston LiFeYPO4 de 40Ah a instalar.

A caixa antiga foi removida.

Pic 1.jpg


Novas caixas de baterias fabricadas em chapa zincada de 1,25mm posteriormente galvanizadas a frio e pintadas.

Pic 2.jpg


Pic 3.jpg

Re: Conversão Ecorider 3KW 60V 27Ah SLA p/ 72V 40Ah LiFePO4

MensagemEnviado: 06 nov 2014, 22:41
por MVS
Novo layout para as 24 células:

Pic 4.jpg


Ligações eléctricas efectuadas ás células:

Pic 5.jpg


No compartimento acessível por baixo da plataforma para os pés:

Novo conversor DC/DC de 72V para 12V 180W. Dois porta fusíveis. Um para a corrente de carga e outro para o circuíto de ignição.

Pic 6.jpg

Re: Conversão Ecorider 3KW 60V 27Ah SLA p/ 72V 40Ah LiFePO4

MensagemEnviado: 06 nov 2014, 22:43
por MVS
Disjuntor geral Siemens p/ 80A DC e controlador do motor visível por baixo do banco. Relé sólido instalado para o circuíto de ignição na frente junto ao canhão da chave.

Pic 7.jpg


iBMS montado numa zona abrigada na traseira da mota. Já convertemos vários destes modelos e o BMS sempre ficou nos flancos com a caixa de baterias original. Nesta configuração a caixa de baterias é mais larga e ocupa parte do espaço nos flancos da mota.

Pic 8.jpg


Se um dia converter a Black Beauty será esta a configuração usada. A scooter fica diabólica. O top speed é de cerca de 80Km/h mesmo com 130Kg de carga. Os 260A de phase current no motor fazem-na subir o quer que lhe apareça na frente. O controlador está programado para 50A nominais na baterias com picos dentro dos 1.5C. A temperatura das zonas mais quentes externas no motor anda pelos 60ºC medidos com um termómetro de infravermelhos.

Os 3,5KWh de energia no pack permitem mais de 75Km de autonomia em excelente andamento. O carregador externo de 10A carrega a totalidade do pack em pouco mais de 4 horas.

O quadro é bastante equilibrado e permite largar as mãos a qualquer velocidade e conduzir com o corpo.

Pic 9.jpg

Re: Conversão Ecorider 3KW 60V 27Ah SLA p/ 72V 40Ah LiFePO4

MensagemEnviado: 06 nov 2014, 22:56
por MRider
Fantástico parabéns :-)

Re: Conversão Ecorider 3KW 60V 27Ah SLA p/ 72V 40Ah LiFePO4

MensagemEnviado: 06 nov 2014, 23:45
por RJSC
Ah raios... Pensava que vinha ver a conversão da tua própria... :|

Re: Conversão Ecorider 3KW 60V 27Ah SLA p/ 72V 40Ah LiFePO4

MensagemEnviado: 07 nov 2014, 00:22
por MVS
Para já está a rolar bem. Lá mais para a frente Ricardo.