A cidade do Porto, pioneira na permissão de utilização de corredores BUS por parte de motociclistas, está de parabéns.
Eu tenho utilizado os corredores que têm sinalização vertical ou horizontal e com dúvidas vou usando outros sem sinalização.
Tenho vindo a perguntar a alguns agentes da PSP do Porto se poderia usar os corredores sem sinalização e a informação tem-se pautado por desconhecimento.
Os agentes vão dizendo não estar em condições de dar respostas seguras, mas manda o bom senso não autuar visto que afinal as duas rodas nunca provocam alterações nas referidas vias ao ponto de prejudicar a fluência dos transportes públicos.
Perante as dúvidas, na semana passada enviei um e-mail à C.M.Porto a solicitar informação devida e tive esta resposta:
Exmo. Sr. Artur José Pereira de Freitas, boa tarde.
Na sequência do seu contacto de 02/02/2015, registado com o n.º 11837/15/CMP, que agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção, temos a informar V. Exa. que só poderá utilizar as vias reservadas BUS, que estiverem dotadas de sinalização vertical e horizontal em conformidade.
Mais se informa que a implementação desta medida, somente em parte dos corredores BUS deste município, foi feita em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), tendo sido desenvolvido um projeto-piloto que permitirá avaliar todos os impactos, positivos e negativos, que esta medida terá no sistema de transportes, desde o seu início a 01/05/2014 e estendendo-se por um período de 18 meses. No final, será efetuada a avaliação global do projeto e, caso os resultados sejam positivos, a permissão de utilização dos corredores BUS, poderá ser alargada a toda a cidade.
Desde já agradecemos a atenção demonstrada e manifestamos todo o interesse em atender às solicitações que nos envie.
Com os melhores cumprimentos,
César Rocha
Fiscal Municipal
Divisão Municipal de Trânsito
Direção Municipal de Gestão da Via Pública
AGRADECI COM ESTE TEXTO:
Exmos. Senhores
Muito obrigados pela informação e pela excelente ideia de efectuarem a experiência no uso os corredores BUS para veículos de duas rodas.
Estou seguro que os impactos serão positivos, pois tudo o que constitua retirar carros que poluem e ocupam espaços na cidade são sempre excelentes medidas.
Diria mais: Permitir o uso de corredores BUS por parte dos automóveis eléctricos, seria uma excelente forma de incentivar a aquisição de veículos que não emitem poluição sonora e atmosférica, para além de consumirem uma energia limpa e inteiramente portuguesa, sem necessidade de importação de combustível com a consequente saída de MUITAS divisas.
Melhores Cumprimentos
Artur Freitas
Em suma: Sou dos poucos que não podem circular nas faixas BUS evocando desconhecimento.
Conclusão: Nem sempre é vantajoso dar o primeiro passo.
Já ouvia dizer na tropa: Evita sempre ser voluntário, seres o primeiro e nunca o último.