Sempre gostei de conduzir a qualquer hora do dia ou da noite. Neste momento é um sacrifício para mim conduzir á noite.
Nos últimos anos tem-se espalhado uma verdadeira praga que são as aplicações ilegais de kits de lâmpadas HID (High-intensity discharge) em carros e motas.
O cruzamento de frente em faixas contrárias com estes veículos provoca o encandeamento com dor física no globo ocular e falta de visão com todas as consequências negativas para a segurança do tráfego.
A sensibilidade das células fotossensíveis na retina do olho humano é muito maior do lado azul do espectro da radiação visível do que do lado amarelo mais idêntico á luz solar.
Em condições climatéricas de chuva sou obrigado a praticamente parar nas passadeiras pois o reflexo secundário no pavimento não me deixa discernir se está alguém para atravessar ou não. Na minha óptica o principal risco envolvido é mesmo o atropelamento involuntário.
Depois de todos saberem que é ilegal, continuam-se a vender, a instalar e a encandear. Antes de ir ás inspecções os infractores retiram os sistemas para os colocarem de novo logo de seguida. É a "chico-espertice" no seu melhor.
Uma óptica convencional preparada para lâmpadas de halogéneo jamais pode ser modificada para lâmpadas HID. A posição do filamento na óptica e o formato do reflector obedecem ás leis da física, a um projecto e a um fabrico cuidadoso. Por forma a que quando paramos atrás de outro veículo os nossos faróis de halogéneo desenham uma linha bem definida ao nível do pára-choques do veículo da frente.
Quando usamos aplicações ilegais de lâmpadas HID e paramos numa fila atrás de um carro, o tecto interior e espelho retrovisor do carro da frente aparecem todos iluminados como se fossem um casino em Las Vegas. Alguém com pelo menos dois dedos de testa depois de se aperceber desta situação só teria uma decisão a tomar.
Quando interpelados, as respostas dos prevaricadores são hilariantes:
- Não olhe para os faróis.
- Os de halogéneo também encandeiam...
- Assim vejo melhor...
Mesmos os kits regulamentares de origem lenticulares, com sistema de lavagem e nivelamento automático deixam muito a desejar nas nossas estradas cheias de lombas, buracos e cruzamentos com semáforos em desníveis.
Padecem também de ineficácia os sistemas automáticos baratos de troca de luzes (máximos / médios) quando usados em estrada costurada de montanha e se cruzam na mesma via com uma mota.