Vortex RS problema forqueta/direção

Temas relacionados com bicicletas elétricas tipo scooter (até 250W)

  • Ajuda: precisa-se!

    Uma VORTEX RS teve um acidente, e apartir daí a sua condução tornou-se algo instável. Isto é, temos de estar sempre a compensar alguns pequenos desvios de direção. Esta situação fica evidente quando retiramos ou tentamos retirar as mãos do guiador, resultando um desequilíbrio imediato!

    Hoje desmontei a parte da frente da "menina", e após alguns testes, notei uma folga e estalido na zona da forqueta/guiador/suspensão. O video seguinte tenta evidenciar o sintoma:



    Aceitam-se sugestões para as próximas ações que deverei tomar, tendo interesse em resolver o problema de forma "caseira"!

    Tive ainda um pequeno dano lateral: cabeça moída de um parafuso! Sabem como posso resolver esta situação?

    Algumas fotos da Vortex RS despida:
    RAA
     
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    Registado: 16 mai 2014, 01:17
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  • RAA

    A última foto mostra algum empeno da coluna de direcção face à coroa onde é cravada e soldada.
    Esta peça é crítica quanto à segurança. Se o acidente empenou a coluna sem no entanto a fracturar, pode ser desempenada preferentemente num torno mecânico.

    O operador deverá apertar a coluna na bucha do torno, deverá usar o carro do torno como ponto de comparação, deve rodar manualmente a bucha. Para desempenar não pode nem deve forçar as bainhas. Deve usar uma alavanca introduzindo-a na base da coroa e ir desempenando por tentativas com esforços ligeiros.

    A imagem anexa pode ajudar.

    Mas se quer uma verdadeira ajuda, é preferível substituir a suspensão por uma nova. Talvez seja mais barato e mais seguro.
    afreitas
     
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    Registado: 10 mai 2014, 02:56


  • Reforçando o que o Afreitas disse, deverá ser substituídos os rolamentos da coluna de direcção, pois devem ter ficado picados.
    Já agora, essa cor de ferrugem deve-se ao facto de não existir massa consistente nos rolamentos, levando a um desgaste maior.
    Costumo aplicar uma massa com base de lítio, especial rolamentos de baixa rotação, de modo a resistir a temperaturas sem oxidar e desidratar.

    Para retirar o para fuso, tendo um disco de corte inox (ultra fino) já com pouco diâmetro (para não cortar o plástico) e fazer-lhe uma fenda para depois desapertar com uma chave de fendas. Depois é colocar um parafuso novo.
    (não gosto de usar aparafusadores eléctricos para não acontecer isso mesmo... comigo ainda é tudo à antiga)
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56


  • Bem, vou ter de desmontar a coluna de direção: mais um desafio! Acho que o problema maior vão ser as ferramentas necessárias para realizar a operação.

    Muito obrigado pela informação.
    RAA
     
    Mensagens: 199
    Registado: 16 mai 2014, 01:17
    Localização: Matosinhos


  • Hoje tive uma ajuda preciosa do MVS, que teve a disponibilidade de analisar o problema "in loco", e com as suas análises, explicações e alguns testes, permitiu concluir que o problema pode ser remediado sem grandes custos e trabalho. Obrigado, é um prazer ouvir-te! :)
    RAA
     
    Mensagens: 199
    Registado: 16 mai 2014, 01:17
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