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Vortex RS problema forqueta/direção

MensagemEnviado: 27 set 2014, 18:54
por RAA
Ajuda: precisa-se!

Uma VORTEX RS teve um acidente, e apartir daí a sua condução tornou-se algo instável. Isto é, temos de estar sempre a compensar alguns pequenos desvios de direção. Esta situação fica evidente quando retiramos ou tentamos retirar as mãos do guiador, resultando um desequilíbrio imediato!

Hoje desmontei a parte da frente da "menina", e após alguns testes, notei uma folga e estalido na zona da forqueta/guiador/suspensão. O video seguinte tenta evidenciar o sintoma:



Aceitam-se sugestões para as próximas ações que deverei tomar, tendo interesse em resolver o problema de forma "caseira"!

Tive ainda um pequeno dano lateral: cabeça moída de um parafuso! Sabem como posso resolver esta situação?

Algumas fotos da Vortex RS despida:

Re: Vortex RS problema forqueta/direção

MensagemEnviado: 28 set 2014, 00:46
por afreitas
RAA

A última foto mostra algum empeno da coluna de direcção face à coroa onde é cravada e soldada.
Esta peça é crítica quanto à segurança. Se o acidente empenou a coluna sem no entanto a fracturar, pode ser desempenada preferentemente num torno mecânico.

O operador deverá apertar a coluna na bucha do torno, deverá usar o carro do torno como ponto de comparação, deve rodar manualmente a bucha. Para desempenar não pode nem deve forçar as bainhas. Deve usar uma alavanca introduzindo-a na base da coroa e ir desempenando por tentativas com esforços ligeiros.

A imagem anexa pode ajudar.

Mas se quer uma verdadeira ajuda, é preferível substituir a suspensão por uma nova. Talvez seja mais barato e mais seguro.

Re: Vortex RS problema forqueta/direção

MensagemEnviado: 28 set 2014, 02:09
por Jorge Rocha
Reforçando o que o Afreitas disse, deverá ser substituídos os rolamentos da coluna de direcção, pois devem ter ficado picados.
Já agora, essa cor de ferrugem deve-se ao facto de não existir massa consistente nos rolamentos, levando a um desgaste maior.
Costumo aplicar uma massa com base de lítio, especial rolamentos de baixa rotação, de modo a resistir a temperaturas sem oxidar e desidratar.

Para retirar o para fuso, tendo um disco de corte inox (ultra fino) já com pouco diâmetro (para não cortar o plástico) e fazer-lhe uma fenda para depois desapertar com uma chave de fendas. Depois é colocar um parafuso novo.
(não gosto de usar aparafusadores eléctricos para não acontecer isso mesmo... comigo ainda é tudo à antiga)

Re: Vortex RS problema forqueta/direção

MensagemEnviado: 28 set 2014, 12:05
por RAA
Bem, vou ter de desmontar a coluna de direção: mais um desafio! Acho que o problema maior vão ser as ferramentas necessárias para realizar a operação.

Muito obrigado pela informação.

Re: Vortex RS problema forqueta/direção

MensagemEnviado: 18 out 2014, 23:59
por RAA
Hoje tive uma ajuda preciosa do MVS, que teve a disponibilidade de analisar o problema "in loco", e com as suas análises, explicações e alguns testes, permitiu concluir que o problema pode ser remediado sem grandes custos e trabalho. Obrigado, é um prazer ouvir-te! :)