Como trabalho com baterias de lítio desde há 5 anos, e por as mesmas não servirem para a simples reciclagem, como fazem com as baterias de chumbo, guardo-as em local abrigado e estanque até que se juntem suficientes unidades para justificar a sua reciclagem.
Se existissem tantas baterias de lítio a danificarem-se quantas há das de chumbo, já haveria reciclagem cá em portugal, e até dariam bom dinheiro por elas, já que a sua constituição é em grande parte metais de grande valor, mesmo que não sejam considerados nobres (alumínio, cobre) de 4 a 8 vezes valor superior ao chumbo.
Tenho muitas baterias de lítio já em grande estado de degradação, e queria ter muito mais.
A nossa loja é auto sustentável, carregando nestas "velhas" baterias de lítio, que já não davam para a mobilidade, onde se exige muita disponibilidade de corrente, a energia captada nos painéis solares fotovoltaicos.
Energia essa que dá tanto para todo o uso de trabalhos com as manutenções e melhoramentos aos VE's, como para carregar as baterias dos clientes que nos chegam por vezes de mais de 100Km de distancia, famintos de electrões para poder voltar a suas casas.
Há muito mais vida para as baterias de lítio, quando as mesmas já não satisfizerem as necessidades dos VE's. Para o lixo, NUNCA.
Em relação ao tópico,
Concordo em pleno que as baterias, sendo um elemento de desgaste, deverá ser um elemento que perdure por muito tempo. Como tal, são muito raras as vezes que recomendo as baterias de lítio para o uso de VE's, e apenas o faço quando o objectivo é com o menor gasto capital, servir por 3 a 5 anos o uso do veiculo com um percurso de aproximados 3Km para o trabalho.
Quem tiver que andar mais do que 10Km/dia, já compensa a curto/médio prazo a compra com baterias de lítio.
Até porque devemos pensar sempre a médio e longo para que assim sejamos muito mais poupados e produzamos muito menos lixo, e um veiculo quer-se para a vida! Principalmente se for eléctrico e com baterias de lítio de preferência com baterias de lítio, com muito menos manutenção e preocupações.
O tempo de garantia não deverá ser levado em conta como se fosse a durabilidade das baterias.
Ninguém compraria um televisor com 2 anos de garantia sabendo que ele avariava ao fim de 3 anos.
Eu costumo dizer que as baterias de chumbo em determinado veiculo fazem 10.000Km, e com baterias de lítio 50.000km, para cima, dependendo de sua capacidade e dimensionamento.
Claro que se os veículos não tiverem "Odometro" (conta quilómetros) dificilmente de verifica sua durabilidade, mas por vezes digo que umas baterias de chumbo darão para gastar um pneu na roda de trás e as de lítio darão para gastar 5 pneus na mesma roda.
Falo por toda a experiencia de trabalho que tenho, com mais de 200 clientes de veículos eléctricos.
Mas geralmente ofereço 3 anos para garantia nas baterias de lítio sem limite de Km, havendo um bom dimensionamento das baterias para o veiculo em questão.