MVS Escreveu:No passado mês de Outubro substituímos as baterias numa Vortex RS 60V 12Ah da D. Filomena vizinha do user Batotinha que pode testemunhar a agressividade dos declives da zona adjacente à sua área de residência.
A utilizadora estava satisfeita com a duração e prestação das baterias que nesta altura não faziam mais de 5Km.
O pack de baterias Vortex tinha dois anos de garantia e foi substituído ao fim de mais de 3 anos.
Dados do iBMS Pb do veículo:
Consumo máximo: 33,1A 1.818W
1.102 ciclos efectuados de 3,74Ah em média
1.135hr passadas em descarga
4.216hr passadas em carga
1.127 dias decorridos desde a instalação (3,1 anos)
44 dias máximo entre duas cargas completas consecutivas
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O objetivo do tópico não era centrar a discussão, mais uma vez, à volta das baterias Vortex.
Não obstante, falas de uma situação que já tem 3 anos, excecional, pois eram geridas com BMS. Como sabes, contam-se pelos dedos de uma mão as quase scooters que têm BMS, num universo de milhares. A garantia de 2 anos que foi dada às baterias dependia da instalação do BMS. Uma quase scooter com BMS fica com um preço quase proibitivo e, por isso, a quase totalidade das quase scooters andam sem BMS.
A garantia das baterias Vortex é de apenas 6 meses.
Dizer que um utilizador com uma quase scooter que faz apenas 5 km está satisfeito, também deve ser um caso excecional! Um veículo destes com uma autonomia de 5 a 10 Km é quase ridículo. Também é verdade que para estas autonomias, e com uma utilização moderada do veículo, o utilizador pode andar com baterias defeituosas ou com um desempenho medíocre e não se dar "conta".
A propósito das baterias Vortex, como o parque de quase scooters desta marca é muito elevado, a maioria das situações/reclamações que nos são transmitidas estão relacionadas com as baterias Vortex.
Se o produto fosse de confiança seria dada uma garantia superior a 6 meses. Deveria ser de 2 anos!
Também sabes que a minha posição sobre as baterias de chumbo alterou ao longo do tempo. A experiência confirmou-me que as baterias de chumbo não inspiram a qualidade mínima necessária, para que os utilizadores de veículos elétricos fiquem com noção do que de melhor a mobilidade elétrica tem para oferecer.O que parecia um incentivo à mobilidade elétrica, pode agora ser uma dor de cabeça para muita gente, nomeadamente, utilizadores das quase scooters com baterias de chumbo. O impacto financeiro na substituição das baterias é relevante e, pode levar a que o utilizador se afaste da mobilidade elétrica.