MVS - EcoRider 60V Gel 3KW - The Black Beauty


  • Eis meus caros que depois de tanto trabalhar nestes veículos surgiu um negócio de oportunidade para preparar uma scooter eléctrica de serviço para deslocações citadinas.

    Pic 1.JPG


    O motociclo é uma Ecoglady modelo EcoRider usada de 2011 com 7460Km em bom estado geral.

    Pic 2.JPG


    A e-scooter está equipada com 5 baterias de Gel 12V GreenSaver SP de 27Ah (2Hr) tem neste momento uma autonomia de cerca de 40Km.

    Fizemos as seguintes intervenções para acautelar o uso profissional:

    As baterias são de origem e foram testadas a 0.4C, eis os resultados:

    Bateria 1: 31.18Ah
    Bateria 2: 32.80Ah
    Bateria 3: 29.80Ah
    Bateria 4: 16.61Ah
    Bateria 5: 31.88Ah

    A bateria 4 estava fora de especificação e comprometia o pack. Foi substituída por uma bateria nova que foi também testada nas mesmas condições e registou 28,50Ah.

    Foi instalado o iBMS Pb para proteger o pack e garantir a boa convivência entre as baterias usadas e a nova unidade.

    Foi instalado um relé solid state para poupar os contactos eléctricos da chave de ignição que acusavam desgaste.

    Os rotor dos contactos da chave de ignição foi rodado 180 graus.

    O rolamento da direcção foi lubrificado e ajustado.

    O óleo dos travões foi trocado por óleo Dot 5.1 e ambos os circuítos foram sangrados. O tacto das manetes ficou óptimo. A tubagem do circuíto tem malha de aço. As pastilhas e pneus estão OK.

    A suspenção traseira foi afinada para o meu peso.

    Foi instalada uma top case.

    O controlador é de origem e é uma cópia endiabrada dos Kelly com travagem regenerativa by M. Chen e picos de 5,5KW.

    Ainda falta trocar e calibrar o óleo das bainhas da suspenção da frente por Motul 10W entretanto já comprado.

    Pic 3.jpg


    O veículo é muito agradável de conduzir. Tem 65Km/h de top speed reais e é extremamente manobrável em parte devido ao tamanho reduzido e ás rodas de 10". O quadro permite largar as mãos do guiador a qualquer velocidade e curvar facilmente com o corpo. Não se notam vibrações estranhas. Não tenho muito espaço para as pernas para a minha estatura (1,89m) e se tiver que por o pé de dentro da curva no chão numa curva apertada a baixa velocidade pode ser um sarilho.

    Os plásticos que envolvem o guiador fazem um pouco de barulho no mau piso mas isso é já um defeito congénito deste modelo.

    Já foram realizados 120Km após a intervenção sem eventos a registar.

    A estaleca das baterias de Gel já com mais de 7500Km não deixam de me surpreender...
    Editado pela última vez por MVS em 19 ago 2014, 08:19, num total de 3 vezes.
    MVS
     
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  • Instalação do iBMS Pb:

    Pic 4.jpg


    Pic 5.jpg


    Pic 6.jpg
    Editado pela última vez por MVS em 18 ago 2014, 23:33, num total de 1 vez.
    MVS
     
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  • Pormenor da instalação do relé solid state de ignição:

    Pic 7.jpg


    Um dia mais tarde esta scooter poderá passar a 72V 40Ah Lítio. Estamos a fazer esse serviço numa EcoRider idêntica.

    Para já gostaria de poder recuperar o investimento efectuado e para isso preciso de fazer cerca de 7500Kms sem grandes problemas.
    MVS
     
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  • Tive uma scooter dessas em vermelho muito porreira.

    Só peca por pouca força para a Madeira.

    Fiz várias intervenções nela e retirei todos os ruídos parasitas principalmente junto ao farol.

    Bons km :-)
    MRider
     
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  • A conversão para 72V têm implícita a troca de motor?
    Com apenas 3kW está registada como motociclo ou ciclomotor?
    RJSC
     
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  • Está registada como motociclo como referi no primeiro post.

    A conversão para 72V manterá o motor, os limites de corrente e o binário máximo. A velocidade máxima aumentará um pouco em terreno plano. A potência máxima aumentará pelo aumento da velocidade de rotação do motor devido ao aumento de tensão. Será usado um controlador FOC sinusoidal para poupar o motor a aquecimentos desnecessários.

    Curiosamente actualmente acompanha bem na estrada uma EcoRider idêntica 60V 60Ah lítio. Não existem 2 controladores destes iguais...

    Para já não houve nada que ela não subisse com o meu peso. Mas lembro-me quando fomos a Águeda e levei uma EcoRider convertida a 60V 60Ah Lítio, aquela fase final da subida titânica em Oliveira de Azeméis junto a um antigo pavilhão gimnodesportivo a Norte da cidade quem vem da zona industrial (Simoldes) foi um osso duro de roer. A velocidade baixou muito e fiz a parte final com ela á mão com medo de provocar danos.

    O motor é de 3KW e tem um enrolamento para velocidade logo falta-lhe um pouco de binário para estas situações muito atípicas. Claro que para as subidas da Madeira não serviria como disseste Mariano. Mas para a utilização que lhe estou a dar está perfeita e o Porto de plano tem muito pouco.

    Fizeste algo de especial junto ao farol Mariano?
    MVS
     
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  • Altura de actualizar o DB no final da primeira semana com mais de 500Kms percorridos.

    Pic 1.jpg


    As 4 baterias de Gel originais (uma é nova) com agora quase 8000Kms não estão tão boas como inicialmente pensei.

    Os testes de capacidade referidos no primeiro post foram feitos a 0.4C e o consumo de pico da scooter chega aos 4C (6KW). Não existem milagres nestes assuntos. Nestas condições a bateria 4 no seu estado actual devolve apenas cerca de 18Ah dos 27Ah nominais que correspondem a cerca de 20Kms.

    Vou analisando as restantes para ver se vale a pena investir em mais uma bateria nova.

    Na altura do cut-off (9,5V) em carga (> 50A) a média das 4 restantes baterias ainda é de cerca de 11,26V. Cut-offs foram dois esta semana, maneirando o acelerador acabei sempre por chegar ao destino.

    Pic 2.jpg


    30 ciclos efectuados esta semana com uma média de 12,18Ah cada.

    Pic 3.jpg
    Editado pela última vez por MVS em 05 set 2014, 20:29, num total de 2 vezes.
    MVS
     
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  • Realmente o BMS armazena muita info :mrgreen:
    MRider
     
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  • Se gostas de logs Mariano. Eis o que tenho registado no final (ou após a carga) de umas viagens no limite da autonomia com o iBMS apenas com o intuíto de apurar se me vale a pena investir em mais alguma bateria de Gel.

    Pic 4.jpg
    MVS
     
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  • Estas preciosas ajudas, transformam algumas dificuldades em pura facilidade. Podermos agir em tempo certo e da melhor forma é andar um passo à frente e nunca ser negativamente surpreendido! Uma boa cabeça ajuda muito, mas umas "boas ferramentas são meio Mestre"!
    Bom trabalho!
    Jorge Rocha
     
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