Os parabéns vão todos para o Jorge porque sem ele não teria a moto que tenho. Permitiu tornar um desejo em realidade, algo que ainda há pouco tempo não pensava ser possível tão cedo para mim. :)
Nada disso, os parabéns serão para ser distribuídos por todos nós, que mantemos viva uma mobilidade que melhora o ambiente, que muitos ainda não se aperceberam, infelizmente. Mas agradeço pela parte que me toca! ;)
Para quem andou mais de duas décadas de moto CI, em determinadas circunstâncias sentia necessidade de estacionar a mota em lugares inclinados. Para estabilizá-la, tinha de a travar com a velocidade engatada. Noutros casos, com a moto parada, tinha de largar as 2 mãos numa descida/subida para procurar, por exemplo, um objeto no casaco. Neste caso, para segurar a moto, valia-me o travão de pé.
Com a Vectrix tive que me adaptar. Coloco o descanso lateral se tenho que largar as duas mãos, mas em descida é mais complicado. Quando tenho que estacionar em lugares com forte inclinação, procuro encostar a roda ao passeio, quando há. ..
Até que apliquei um sistema que permite bloquear manualmente a manete de travão
De facto um travão de estacionamento faz muita falta.
A BMW tem um sistema muito bem pensado: Quando se abre o descanso lateral, este acciona um cabo de travão que por sua vez fecha dois calços por acção mecânica. Este processo evita que o travão hidráulico se mantenha por longo tempo em pressão. Provavelmente não haverá consequências graves, mas é preferível ter os hidráulicos em descanso do que em pressão.
Foi um sistema adaptado à Vectrix. Foi numa ofina que faz manutenção de bicicletas e motorizadas. O dono sabe fazer um pouco de tudo. Falei-lhe do meu interesse por um sistema destes e durante uns tempos foi pensando como poderia fazer isto. Lá conseguiu o que eu pretendia. Cobrou-me 35 eur.