Jorge Rocha Escreveu:RJSC Escreveu:Se o MVS está a contactar com a Sabvoton, que lhes diga para nos próximos controladores terem uma entrada analógica para travagem regenerativa variável.
Era bem porreiro se isso viesse a ser concretizado!
Estamos muito longe da instalação dessa entrada analógica.
Primeiro que tudo era bom que o e-brake funcionasse correctamente.
Comparando a experiência de utilização entre os controladores Kelly e os Sabvoton neste aspecto em particular, o Sabvoton apresenta uma grande diferença entre o binário do e-brake a alta e a baixa rotação num motor hub. Pior que tudo isto, quando configurado para demasiado forte o e-brake dá erro a alta rotação e obriga a desligar a ignição para limpar o erro.
Na practica:
Se o e-brake for configurado para funcionar bem a baixa rotação (parar a scooter num semáforo em andamento descontraido) o mesmo dá erro a alta rotação.
Se o e-brake for configurado para não dar erro a alta rotação então torna-se inútil a baixa rotação por ser demasiado fraco.
Pela troca de correspondência técnica que levei a cabo com a Sabvoton concluí que eles ainda não compreendem inteiramente o produto que têm nas mãos.
Pelos testes extensivos que fiz, descobri ligações e consequencias entre parâmetros de configuração que pelo que dizem os Engenheiros da Sabvoton essa ligação não existe no respectivo firmware (programação interna do processador do controlador). O que é certo é que ela directa ou indirectamente está lá.
Exemplos?
Os Engenheiros da Sabvoton afirmam que o aqui limita a potencia do e-brake (além da limitação interna dos 100A de phase current que não está a funcionar - pois segundo eles este erro nunca deveria existir) é o HVC (corte por tensão elevada) devido aos picos de tensão. Usando as baterias a menos de 50% SOC e fazendo o tweak do HVC vê-se que o erro não tem nada a ver com isto.
Descobri que o que limita o e-brake em alta é a Rated DC Current programada para descarga. Quando o valor de pico de carga das baterias durante o evento de e-brake ultrapassa este valor o erro acontece.
É facil confirmar tudo isto com o iBMS instalado porque todos estes valores máximos ficam registados e podemos fazer resets selectivos a estes valores entre cada "test run".
Tudo isto foi verificado de forma consistente em mais do que um controlador e em motas distintas.
A única ajuda possível até ao momento por parte da Sabvoton será a alteração do firmware para um "enhanced e-brake" o que quer que isso seja. Fiquei de testar isto depois de comprar um novo controlador que irá morrer com esta nova pérola de firmware não testado no seu interior e que ainda por cima custa uns 80 USD extra.
A politica da Sabvoton não permite upgrades de firmware no cliente, isto é ridiculo considerando por exemplo o estádio de desenvolvimento da travagem regenerativa.
É normal na China que uma parte significativa da equipa de Engenheiros que desenvolve um produto abandone depois a casa mãe para se dedicar a outros projectos. A massa cinzenta remanescente muita vezes pouco mais pode fazer do que reparações.
Será este o caso presente?