Visited 1396 times , 2 Visits today
Piaggio P.A.M. - Personal Mobility Advance, um veículo elétrico concebido por Simone Madella, com o objetivo de satisfazer as necessidades das cidades italianas ao nível de segurança, inovação, tráfego e estilo.
A segurança é notória, as duas rodas traseiras permitem aumentar a tração e aderência, e uma estrutura de “ovo” protege o condutor e permite incluir airbags laterais.
O pára brisas é composto por um material denominado de “Sun Glass” que permite produzir eletricidade quando exposto à luz solar.
Existe ainda outro dispositivo, localizado na traseira, constituído por um conjunto de correias que produzem eletricidade quando movidas pelo vento, que é acumulada nas baterias.
Com os dois dispositivos referidos, a PAM é uma scooter elétrica de 3 rodas, que mesmo parada consegue produzir energia!
Os dados de navegação, mapas e outras informações são projetados no vidro central. É possível ainda ouvir música, ver imagens e vídeos sobre o pára brisas, mas apenas se o veículo não se encontrar em movimento.
A plataforma da Piaggio PAM é composta por um material “piezoelectric”, que é atualmente utilizado nos ratos dos PCs.
As baterias são removíveis, possibilitando o seu recarregamento em qualquer lugar com uma tomada.
Por fim, convém referir que estamos perante uma scooter elétrica “concept”, com produção não anunciada. No entanto, à semelhança de outros projetos inovadores, existe uma consciência clara sobre a importância dos veículos elétricas no equilíbrio da mobilidade urbana, que cada vez mais se quer sustentável.
são tantos projetos…nada nas ruas …complicado podiam fazer coisas mais simples mais baratas e que realmente serão utilizadas …desculpa, a ideia e boa mas presa no papel não serve de nada ! desculpem pelo comentario!
Não tem que pedir desculpa! De facto, um dos problemas da mobilidade elétrica a duas rodas é o seu preço. Mais cedo ou mais tarde vai ser uma realidade. Basta que um gigante invista em força, tipo a Tesla! 🙂
são lindas.
Gostaria de receber desenho e especificações do projeto, para comparação.