Visited 510 times , 2 Visits today
O Scooters Elétricas tem a honra e o orgulho de apresentar a primeira scooter elétrica portuguesa! Sim, estamos perante um veículo elétrico concebido por portugueses e com componentes de origem portuguesa.
Uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC) foi responsável peça criação e desenvolvimento deste projeto arrojado, que coloca Portugal no caminho de uma mobilidade cada vez mais sustentável.
Esta scooter elétrica vem equipada com tecnologia superior, destacando-se o sistema de propulsão inovador, um sistema “inteligente” de gestão das baterias (BMS - battery management system) e um carregador inteligente sem fios.
As baterias instaladas neste veículo permitem uma autonomia entre os 100km e os 140km, dependendo do tipo de condução e da tipologia do terreno. A este respeito refira-se que a scooter permite selecionar três tipos de condução: Sport, Eco e Safety. Assim, se optar pelo modo Sport a autonomia baixa para cerca de 70km, um valor bastante competitivo, tendo em conta os valores anunciados por marcas de referência.
Quanto ao seu preço ainda é cedo para o definir, dado estarmos perante um protótipo, que se fosse colocado no mercado apresentaria um valor próximo das maxi scooters de 200/400 cm3 de cilindrada, isto é, cerca de 5.000/6.000 euros. No entanto, se passar para a fase de produção, e dependendo ainda dos componentes finais incorporados e dos ajustamentos ao protótipo existente, o seu preço certamente irá baixar. Aceitam-se apostas!
A sua comercialização poderá estar para breve, dependendo, no entanto, dos interesses demonstrados na sua produção.
Nunca é demais recordar que estamos perante um veículo elétrico amigo do ambiente, com zero emissões de CO2, e com um consumo de eletricidade de 0,50€ por cada 100 Km percorridos.
O Scooters Elétricas apoia este tipo de iniciativas e ficará atento a novos desenvolvimentos sobre esta luso electric scooter.
[signoff1]
Fantástico o desenho deste modelo (Português) que, pelo anunciado, deverá entrar em produção urgentemente.
Esta scooter elétrica existe no mercado?